Sutra do Coração

.

O Sutra do Coração numa perspectiva Chinesa e Theravada

sutra do coracaoO Sutra do Coração ou A Mensagem do Coração da Grande Sabedoria Transcendente é uma síntese de uma grande coleção de textos doutrinais, cerca de 600 volumes, denominado Maha Prajna Paramita Sutra, e expressa de uma forma extremamente concisa os ensinamentos essenciais do Buddha. Seu tema principal, bem como o do grupo de onde foi extraída, é a doutrina da Vacuidade, da Iluminação e da Suprema Sabedoria. Sobre ela, Nagarjuna, o grande mestre e fundador da escola do Caminho do Meio (Madhyamika), construiu sua doutrina de realização através da contemplação do Vazio (sunya).

A Mensagem (Sutra) do Coração, como é mais conhecida, é o sutra mais difundido no Japão e um dos principais em todas as escolas do Buddhismo sino-japonês, seja para o estudo doutrinal, seja para os ritos. A escola Zen o tem como seu texto fundamental.

Neste curso/workshop oferecemos uma exposição detalhada do Sutra do Coração numa nova tradução em paralelo a versão em sânscrito, três versões em chinês, uma em coreano, uma em tibetano e uma em japonês, analisando o sutra palavra a palavra a partir dos comentários tradicionais de Hsuan-tsang e Fa-tsang, além de uma perspectiva a partir do Abhidhamma da escola Theravada.