Sobre a saída do Sr. Michael Beisert do CBB

.

Sobre a saída do Sr. Michael Beisert do CBB

Uma estratégia habitual do Sr. Michael Beisert, já desde os tempos das listas de discussão em que participava, é a de atribuir ao outro uma afirmação que nunca disse, para então criticá-la. O Sr. Michael Beisert, por exemplo, afirma que “como diretor no Colegiado Budista Brasileiro, Ricardo não representa o Theravada no Brasil mas apenas o grupo Nalanda. Por conseguinte a afirmação na sua biografia que o CBB “congrega os professores buddhistas atuando no Brasil” é absolutamente falsa no caso do Theravada”.

Para responder a isso, usarei as palavras de um dos membros do Colegiado:

  • P: O que é o colegiado? R: Por definição um colegiado é apenas a reunião de um grupo de pessoas que se consideram colegas, irmãos em um determinado interesse. O CBB é uma reunião de pessoas, não de instituições, que assim tem um fórum onde podem partilhar seus interesses. O CBB não é um órgão executivo dedicado a fazer seminários, retiros ou quaisquer coisas do gênero, estas são atividades dos centros do Dharma ou outras instituições. Pertencem ao CBB os professores que, por interesse em convivência harmônica desejam se filiar e são aceitos por seus pares. Não pertencer aos quadros do CBB não significa demérito, mas simplesmente dificuldade associativa com a diversidade de escolas/pessoas”.

Finalmente, o Sr. Michael Beisert está certo. “O Ricardo não representa o Theravada no Brasil”, e complemento: nem o Ricardo jamais pretendeu representar. Ele nem mesmo representa o grupo Nalanda no CBB, pois o CBB é outra coisa, não é uma associação de grupos buddhistas.

  • P: O CBB representa o budismo brasileiro? R: Representa a associação dos indivíduos que a ele se filiam. Como estes representam a grande maioria das escolas e lideram ou participam das instituições mais numerosas, tem um peso que lhe permite algumas ações. Portanto não representa o “budismo”, mas sim este conjunto de pessoas”.

Conclusão: O Sr. Michael Beisert acusa o Ricardo de dizer representar um papel que o Ricardo nunca disse representar.

A saída do Sr. Michael Beisert

O Sr. Michael Beisert afirma em sua carta aberta, e para várias pessoas, que seu desligamento do CBB se deveu ao fato de “morar fora do Brasil e dos sinais de discriminação em relação aos demais grupos Theravada no Brasil”.

Primeiramente, seu desligamento nada teve a ver com morar nos EUA. Quando ele foi convidado ele já morava nos EUA e, portanto, o CBB nada tinha contra tal participação. Em segundo lugar, por ocasião de sua saída, nada relacionado ao Nalanda esteve em pauta.

Até onde me lembro, tudo começou quando ainda pertencente ao CBB iniciamos o processo de escrever uma cartilha de orientação para iniciantes. A cartilha era para ser escrita por várias mãos o que levava tempo, discussões, entendimento das perspectivas das várias tradições. O Sr. Michael Beisert tinha posições particulares que julgava corretas, e ainda reclamava da demora. Resolveu, então, para a surpresa de todos os professores do Colegiado, lançar uma cartilha própria, um ABC do Buddhismo, sem contar a ninguém do Colegiado. Enquanto estávamos todos juntos montando uma cartilha ecumenicamente aceitável por todas as tradições buddhistas, o Sr. Michael Beisert, ainda membro do CBB, lançou seu ABC utilizando de material dele que seria utilizado na Cartilha do CBB.

Esse exemplo, entre muitos, de dificuldade em trabalhar em equipe foi tornando insustentável sua permanência, apesar dos esforços do CBB em tentar conciliar. Conjuntamente a isso, os atritos do Sr. Michael Beisert com membros das listas de discussão, dentro e fora, e recusa ao diálogo colaborativo foi causando cada vez maior tensão. O Sr. Michael Beisert resolve então pedir desligamento.

Em 20 de dezembro de 2005, ele nos escreve dizendo que fez um retiro no final do ano lá nos EUA, e havia chegado a uma conclusão. Este é seu pedido oficial para sair e por quais motivos:

From: Michael Beisert [mailto:] Sent: terça-feira, 20 de dezembro de 2005 16:04 To: Subject:

Olá Amigos,

Estive fora desde o começo de Novembro e regressei no final da semana passada. Durante esse período de ausência tive a oportunidade de refletir bastante sobre as discussões dos últimos meses e a minha conclusão é que vcs estavam plenos de razão. De fato o meu uso da linguagem foi excessivamente grosseiro e inadequado e devido a isso gostaria de pedir desculpas a todos e em particular ao (…) e (…) e em especial ao Ricardo que é a única pessoa que conheço pessoalmente. Vou dedicar atenção especial para que esse tipo de coisa não se repita no futuro, mas se isso acontecer peço aos amigos que me alertem do fato.

Quanto à participação no CBB sinto que estou muito indeciso, mas minha inclinação é solicitar que me excluam do grupo e podem tomar esta mensagem como pedido de demissão. Estando tão distante de vcs, não os conhecendo pessoalmente e também distante da realidade do Budismo no Brasil, a minha contribuição/participação sempre sera muito limitada.

Desejo a todos um bom natal e excelente novo ano, repleto de boas realizações

Um grande abraço com metta

Ω

Note-se: O Sr. Michael Beisert pede desculpas, especialmente ao Ricardo, pelo uso de linguagem grossa e inadequada.

Este é um email de alguém que saiu revoltado diante de divergências inaceitáveis e que não podia mais tolerar as atitudes discriminativas da parte do CBB ou minhas em particular?

Pouco tempo depois, entretanto, o Sr. Michael Beisert nos escreve perguntando porque não mais conseguia acessar a área privada do CBB, ao mesmo tempo em que paralelamente publicava em seu site uma crítica à cartilha do CBB onde implicava com detalhes de pouca importância, fora de contexto e com uma hostilidade gratuita.

Continua aqui: A gota d’água para a publicação de sua carta

Índice Geral:

Sobre a estranha e curiosa carta do Sr. Michael Beisert

~ o lamentável uso das escrituras budistas para ataques pessoais 

Os objetos de crítica

~ onde são mostradas as críticas alegadas ao modo de organização das instituições buddhistas e a utlização de seu site para o ataque pessoal ad hominem a outros a fim de criar divisão e mal estar na comunidade

Sobre a certificação recebida

~onde são mostradas as omissões de informação a fim de levar o leitor a pensar segundo o autor

Sobre o título recebido

~ onde é evidenciado o preconceito do autor a toda a tradição monástica birmanesa

Ajahn Buddhadasa e a tradição das Florestas da Tailândia

~ onde é mostrado o desconhecimento do autor a respeito da tradição das floresta, de vipassana e de um de seus grandes mestres

A suposta atitude extremamente discriminatória

~ onde é mostrada a vontade do autor de ser incluído em nosso site e sermos seu divulgador

onde é mostrado que o autor nos acusa das coisas que ele mesmo faz e aprova em seu site

Sobre a saída do Sr. Michael Beisert do CBB

~ onde é mostrada as reais razões do autor ter saído e as trocas que quis fazer para ser reaceito

A gota d’água para a publicação de sua carta

~ onde é mostrado como o seu mal entendimento de uma resposta precipitou seu ataque público