Rewata Dhamma

.

Venerável Rewata Dhamma Sayadaw (1929 – 2004)

O Dr. Rewata Dhamma Sayadaw nasceu em Myanmar (Birmânia) em Dezembro de 1929 e cresceu no vilarejo de Thamangol no Distrito de Hanthada às margens do rio Irrawaddy. Tendo entrado no mosteiro como um jovem noviço, ele tomou os completos votos monásticos com a idade de 20 anos. Após estudar o Buddhismo Theravada sob vários monges eruditos eminentes, ele passou no exame mais superior de estudos escriturais com a idade de 23 anos e foi agraciado com o prestigioso título de Sasanadhaja-siripavara dhammacariya em 1953. No ano seguinte ele foi um dos que ajudaram no Sexto Concílio Geral da Sangha (o famoso Chattha Sangayana) em Yangon a fim de estabelecer as escrituras canônicas.

Ven. Rewata Dhamma é um dos mestres da Comunidade Buddhista Nalanda.

Alguns Extratos de Ensinamentos

Mais informações sobre o Ven. Rewata Dhamma Sayadaw

Sayadaw Rewata DhammaO Dr.Rewata Dhamma Sayadaw nasceu em Myanmar (Birmânia) em Dezembro de 1929 e cresceu no vilarejo de Thamangol no Distrito de Hanthada às margens do rio Irrawaddy. Tendo entrado no mosteiro como um jovem noviço, ele tomou os completos votos monásticos com a idade de 20 anos. Após estudar o Buddhismo Theravada sob vários monges eruditos eminentes, ele passou no exame mais superior de estudos escriturais com a idade de 23 anos e foi agraciado com o prestigioso título de Sasanadhaja-siripavara dhammacariya em 1953. No ano seguinte ele foi um dos que ajudaram no Sexto Concílio Geral da Sangha (o famoso Chattha Sangayana) em Yangon a fim de estabelecer as escrituras canônicas.Em 1956, ganhou uma bolsa de estudos do governo de Myamar para estudar hindi e sânscrito na Índia. Ele estudou filosofia indiana e Buddhismo Mahayana na Sanskrit University e na Benares Hindu University, em Varanasi, obteve o shastri (bacharelado) em Buddhismo Mahayana em 1960, mestrado em sânscrito e filosofia indiana em 1964 e doutorado em 1967 pela Benares Hindu University. Durante sua estadia em Varanasi, em 1965, o Venerável Dr. Rewata Dhamma editou e publicou o Abhidhammatthasangatha com o Vibhavanitika. Escreveu um tratado expositivo, em dois volumes, em hindi, sobre o Abhidhammatthasangatha. Essa obra foi publicada pela Sanskrit University em 1965 e rendeu-lhe o Prêmio Kalidasa pela Academia Hindi em 1967, como um dos livros de maior destaque do ano. É usado como livro didático para estudos buddhistas em muitas universidades na Índia. Ele foi também o responsável pela edição em três volumes do Visuddhimagga com comentários, publicados também pela Sanskrit University. Em 1969, foi indicado pela mesma universidade para ser editor-chefe da Enciclopédia de Termos Técnicos de Buddhismo. Também publicou vários livros em hindi e pali, inclusive o primeiro sermão do Buddha em hindi.

Enquanto vivia na Índia, ele entrou em contato com muitas pessoas. Fez parte do comitê de boas-vindas ao Dalai Lama após a fuga deste para a Índia, e com o Dalai Lama teve muitas audiências pessoais. Ainda mais curiosamente ele foi convidado a Peking (Beijing) no ápice da Revolução Cultural a fim de atender os últimos momentos da morte da mãe do príncipe Sihanouk. Muito importante em seus planos futuros foi que nesse período ele se tornou o guardião das relíquias do Buddha, que antes pertenciam à família real birmanesa.

O Venerável Dr. Rewata Dhamma foi um monge theravada singular, que foi indicado como diretor espiritual do Centro Buddhista West Midlands em Birmingham pelo 16º Gyalwa Karmapa, diretor da Escola Karma Kagyu de Buddhismo Tibetano. Lecionou Buddhismo e meditação em centros de Buddhismo Tibetano em muitos países europeus, tendo convivido com nomes importantes dessa tradição como Tarthang Tulku e Kalu Rinpoche, do qual chegou a receber também ensinamentos. Além disso, o Venerável Dr. Rewata Dhamma participou freqüentemente de conferências internacionais sobre paz em todo o mundo e de diálogos ecumênicos, já tendo participado de vários simpósios ecumênicos em muitos países. Suas principais atividades foram o ensino do Buddhismo e a meditação vipassana, não apenas no seu vihara em Birmingham, mas em toda Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Amigo pessoal de S.N.Goenka, recebeu também a permissão de ensino na linhagem de U Ba Khin, além daquela de Mahasi Sayadaw.

Em 1975, foi convidado a morar na Inglaterra e estabeleceu um mosteiro buddhista em Birmingham. De lá, ele viajou muito, ensinando Buddhismo e dirigindo retiros de meditação pela Europa, Estados Unidos e Brasil. Em 1998, ele terminou a construção do Dhamma Talaka Peace Pagoda, após anos de planejamento, para servir de lugar de repouso para as relíquias reais.

Durante esse período também, o posicionamento não-político e a dedicação à causa da reconciliação do Dr Rewata Dhamma conquistou a confiança de organizações não apenas como a Anistia Internacional e Nações Unidas, mas até mesmo do atual governo de Myanmar. Sua alta reputação na Ásia, o tornou extremamente requisitado para conferências internacionais e governamentais, e sua maneira gentil, humorada e compassiva conquistou amigos e admiradores por todo o mundo. Em 2002, o Governo de Myanmar conferiu-lhe o altíssimo título de Aggamahapandita. Por muitos anos ele foi o Vice-Presidente do World Buddhist Sangha Council (Conselho Mundial da Sangha Buddhista).

Desde que veio viver no Ocidente, o Venerável Dr. Rewata Dhamma ensinou extensivamente sobre Buddhismo, meditação e psicologia abhidhamma em muitas universidades na Europa e nos Estados Unidos, inclusive nas Universidades de Oxford, Cambridge, Manchester, Lancaster, Harvard, Columbia, Berkeley e Zurique. Ele também escreveu numerosos artigos e livros altamente estimados, entre os quais: The First Discourse of the Buddha, Wisdom Publications (O Primeiro Discurso do Buddha, EUA, 1997), e o Comprehensive Manual of Abhidhamma (Manual Abrangente de Abhidhamma com Bhikkhu Bodhi), publicado pela Buddhist Publication Society, Kandy, Sri Lanka. Em 1996 traduziu o Maha Paritta, o livro de cânticos do Theravada. Seu The Buddha and His Disciples (O Buddha e Seus Discípulos) apareceu 2001.

Os ensinamentos do Venerável Dr. Rewata Dhamma não se limitavam à prática apenas nos centros e viharas buddhistas; ele enfatizou a importância de eles serem aplicados no dia-a-dia. Ele lembrou às várias centenas de pessoas que ouviram os seus ensinamentos de que Buddha nos ensinou não a adorá-lo cegamente, mas a aplicar seus ensinamentos na vida diária. Os ensinamentos buddhistas são apenas parte de seu trabalho. Ven. Rewata Dhamma participou de várias organizações e conferências para promover questões como a paz e os direitos humanos sem discriminação. Seu trabalho assumiu um âmbito internacional, como pode ser visto pelas seguintes organizações das quais participou:

1. Membro executivo da Conferência Mundial pela Religião e Paz (Reino Unido)
2. Presidente-fundador da Fundação Paz de Burma
3. Membro fundador da Rede Internacional de Buddhismo Engajado (Thailândia)
4. Conselheiro honorário da Burma Prospect (1989-1994)
5. Diretor espiritual de muitos centros budistas na Inglaterra, França, Bélgica e Tchecoslováquia
6. Conselheiro para o Instituto de Democracia Asiática, em Washington, EUA.
7. Vice-presidente do Conselho Mundial Sangha Buddhista (Taiwan)
8. Membro executivo da Organização Internacional Sangha Buddhista de Myamar
9. Membro do Conselho de educação religiosa no Reino Unido
10. Conselheiro para educação religiosa em Birmingham
11. Membro da Diretoria da Universidade Birmingham (1981-1988)
12. Patrono do Conselho Ecumênico de Birmingham
13. Diretor buddhista do Centro Ecumênico (1979-1988)
14. Capelão buddhista para muitos hospitais de West Midlands (Reino Unido)

O Venerável Dr. Rewata Dhamma continuamente participou de muitas conferências internacionais. Ele defendeu os direitos humanos em várias regiões em que se adota o Buddhismo e discursou nas Nações Unidas em 1989 (Nova York), 1990 e 1991 (Genebra). Como líder da Missão Internacional de Paz Budista, ele visitou o Camboja em 1989 e o Sri Lanka em 1990.

Nos últimos anos, o Venerável Rewata Dhamma se dedicou à paz e reconciliação em Myamar. Para isso, esteve na sede das Nações Unidas em Nova York em várias ocasiões e reuniu-se com funcionários do governo. Neste mesmo período, viajou duas vezes ao Japão para uma reunião especialmente conseguida com o Parlamento japonês, em busca de apoio desse país. Seus muitos esforços tiveram por fim êxito, quando recebeu apoio não apenas das Nações Unidas, mas também de muitos governos, inclusive do Reino Unido, Alemanha, Japão e Estados Unidos. Depois de mais de 30 anos, ele voltou a visitar Myanmar, encontrando-se com membros do governo local. Foi-lhe permitido visitar Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz, que estava sob prisão domiciliar há 5 anos. Foi graças aos seus esforços, combinados com a ajuda internacional, que ela foi libertada em 10 de julho de 1995. Seu engajamento fez com que o Venerável Rewata Dhamma fosse notícia na mídia internacional e redes de televisão. Ele criou o Dhamma-Talaka Peace Pagoda em Birmingham, Inglaterra, símbolo da paz e reconciliação no mundo todo.


No dia 26 de maio de 2004 anunciamos aos alunos, amigos e dayakas do Centro Buddhista Nalanda que nosso querido e venerável mestre Rewata Dhamma Sayadaw, que vinha nos orientando por todos esses anos, faleceu na quarta-feira bem cedo pela manhã. Anunciamos seu falecimento inesperado poucas horas após o ocorrido em nosso antigo blog. Depois da morte de nosso mestre, Tan Ajahn Buddhadasa em 1993, Rewata Dhamma Sayadaw foi aquele que conseguiu perfeitamente se encaixar no perfil de seriedade e compromisso com o Dhamma, combinados com a constante investigação dos princípios, que é o modelo que o Centro Nalanda sempre tentou seguir, dentro de suas imperfeitas capacidades. Sayadaw assumiu um especial interesse por nossa comunidade, cuidando pessoalmente de vários detalhes importantes em relação ao centro e, após anos de treinamento, conferiu a transmissão do Dharma (Dhamma) ao seu diretor. Sayadaw tinha uma grande consideração por Tan Ajahn Buddhadasa e, como ele, combinava uma rara erudição, grande prática meditativa e uma especial atenção às questões sociais e de aplicação do Dhamma na vida, mantendo igualmente uma visão aberta e ecumênica com relação à variedade das escolas buddhistas. Tendo Dhanapala, o diretor do Centro Nalanda, já treinado sob vários mestres da própria linhagem específica do Sayadaw, além de Tan Ajahn Buddhadasa, a combinação foi perfeita. Os planos futuros para o Centro de Retiros Nalandarama eram muitos e sem dúvida a perda é grande para o Buddhismo no Brasil. O choque de seu inesperado falecimento foi ainda maior pois o esperávamos ansiosamente para um ciclo de ensinamentos neste mês de julho. O Centro Nalanda se une a seus irmãos do Birmingham Buddhist Vihara, do Mahasi Sasana Yeiktha e a todos os seus alunos e amigos de Myanmar e do mundo nesse momento de reflexão sobre a impermanência.

Sabbe sankhara anicca.

Centro Buddhista Nalanda 29 de maio de 2004

Adhuvam jivitam, dhuvam maranam
A vida não dura muito, a morte é duradoura
Ajjeva kiccamatappam, ko janna maranam suve
Esforço é o dever de hoje, mesmo amanhã a morte pode vir
Na hi no samgarantena mahasenena maccuna
Pois está além de nossas forças, atrasar a morte e seu grande exército.


Comunicado do Birmingham Buddhist Vihara:FALECIMENTO DE NOSSO QUERIDO MESTREÉ com pesar que anunciamos a morte de nosso querido fundador e mestre, Aggamahapandita Dr Rewata Dhamma. Ele faleceu pacífica e inesperadamente na manhã da Quarta-feira, 26 de Maio, 2004. Nesse dia e no seguinte seu corpo permaneceu em nosso Pagoda da Paz para aqueles que desejassem vir e prestar seus últimos respeitos. Ele agora foi removido para o processo de embalsamento e visitantes poderão prestar seus respeitos a partir de sábado na pequena capela de N.Wheatley & Son, Queens House, 428-30 Moseley Road, Balsall Heath, Birmingham 12. A cerimônia de cremação terá lugar na Sexta-feira, 4 de junho. Será precedida por um Sanghadana no Birmingham Buddhist Vihara às 11.00 a.m. e por uma cerimônia no Dhammatalaka Pagoda. O corpo então chegará nos portões do Vihara e será levado ao Perry Bar Crematorium para um breve serviço religioso começando às 4.15 p.m. Fomos informados que haverá lugar apenas para cerca de 150 pessoas dentro da capela, então a entrada será restrita. O Primeiro Ministro da União de Myanmar assegurou que parentes e devotos não terão qualquer restrição no sentido de atenderem ao funeral e muitos convidados especiais de dentro e fora da Grã-Bretanha virão prestar seus últimos respeitos.