Propostas de Trabalho
Propostas de Estudo & Pr�tica
Centro Buddhista Nalanda
O Centro Nalanda est� dispon�vel para oferecer cursos e retiros em outras localidades. A organiza��o necess�ria � m�nima e os cursos podem ser de natureza te�rica e/ou pr�tica, al�m de retiros (quando se dorme no pr�prio local e � poss�vel uma pr�tica mais intensa) e workshops (em que o estudo e pr�tica se estendem ao longo do dia).
Aqui alguns exemplos e id�ias sobre temas que podem ser tratados em tais atividades. Outros temas podem tamb�m ser requisitados. Com isso esperamos colaborar no melhor entendimento e na expans�o da pr�tica da consci�ncia plena e tranquilidade propostas pelo Buddhismo Theravada.
Se quiser mais informa��es, entre em contato:
tel: (31)9651.6369
A. Introdu��o � Pr�tica da Medita��o
Fim de semana (que pode se estender para mais dias), onde buscamos compreender a ess�ncia da medita��o buddhista tal como exposta pelo Buddha e preservada pela escola Theravada, a mais antiga ordem buddhista no mundo. O Theravada � a escola buddhista presente no Sri Lanka, Thail�ndia e Birm�nia.
A palestra inicial introduz as caracter�sticas principais da vener�vel tradi��o Theravada do Buddhismo, a mais antiga ordem buddhista ainda viva. No s�bado s�o dadas as instru��es tradicionais da leg�tima tradi��o Theravada no tocante � medita��o, com pr�tica em posi��o sentada e andando, que servem como base de entendimento da vis�o buddhista da mente e corpo. Tamb�m s�o introduzidas as t�cnicas tradicionais focadas no desenvolvimento da tranquilidade e concentra��o.
No domingo passamos para a pr�tica das medita��es focadas no desenvolvimento da vis�o penetrante, uma vis�o clara da realidade da mente e corpo. Al�m disso, discutimos algumas das estrat�gias do Buddhismo Theravada para levar a pr�tica na almofada para a vida di�ria, o compartilhar o Dhamma(o ensinamento do Buddha) e beneficiar os seres, com o uso tamb�m de algumas medita��es relacionadas. Todo o workshop/retiro � dado de uma forma gradual e detalhada, com espa�o para esclarecimento de d�vidas e acompanhamento individual.
Um em Dois: � poss�vel tamb�m dividir a atividade em duas, um fim de semana inteiramente dedicado � pr�tica da tranquilidade/concentra��o (samatha) e um outro dedicado � pr�tica da vis�o penetrante (vipassana). Isso possibilita um maior aprofundamento do embasamento te�rico e possibilidade de praticar.
Essas medita��es s�o origin�rias do Buddhismo Theravada, a mais antiga ordem buddhista no mundo, aquela presente no Sri Lanka, Thail�ndia e Birm�nia. O Buddha ensinou que todos os seres deveriam praticar amizade (metta), compaix�o (karuna), alegria (mudita) e equanimidade (uppekkha). Por�m, geralmente pensamos que se trata apenas de ter um entendimento b�sico de tais virtudes e pratic�-las em nosso dia a dia a partir desse entendimento. O ensinamento buddhista entretanto vai muito al�m disso. N�o basta um exerc�cio das qualidades naturais, mas o Buddha nos diz que � preciso "desenvolv�-las" com m�todo e dedica��o. Aqueles que s�o bem sucedidos, o Buddha diz que vivem tais como os seres celestiais, da� tais estados desenvolvidos serem conhecidos como Brahma-viharas, moradas divinas.
O que significam exatamente? Como pratic�-las com m�todo? Como transformar nossa vida di�ria em moradas celestiais?
C. Origem e Cessa��o do Sofrimento humano - uma vis�o da co-origina��o dependente
� dito que logo ap�s seu Despertar, aos p�s da �rvore da Ilumina��o, o Buddha permaneceu sentado por sete dias apenas desfrutando das b�n��os da liberta��o. Depois disso, ele voltou sua mente para a reflex�o a respeito da Co-Origina��o Dependente, uma doutrina que ocupa um lugar central no edif�cio doutrinal buddhista.
Segundo o Mahavagga, que � o livro mais antigo que conta o que ocorreu imediatamente ap�s o Despertar, o Buddha teria ficado quatro per�odos de sete dias nas imedia��es da �rvore do Despertar. Mas todas as outras fontes posteriores atribuem sete per�odos de sete dias.
Ananda � censurado pelo Buddha ao dizer que a Co-Origina��o Dependente era uma doutrina de f�cil entendimento, e o pr�prio Buddha disse que quem v� a Co-Origina��o Dependente v� o Dhamma. Ainda hoje ela desafia o entendimento e h� um n�mero de interpreta��es poss�veis sobre ela. A Co-Origina��o Dependente � dita ser o cerne do Ensinamento do Buddha. Voc� tem certeza que entende sobre a Co-Origina��o Dependente?
Alguns desafios a serem abordados:
Voc� acha que a Co-Origina��o Dependente realmente fala sobre v�rias vidas?
Voc� acha que parinibbana � o nome para quando o Buddha ou um iluminado morre?
H� somente uma forma de Co-Origina��o Dependente, certo?
Tem certeza que a Co-Origina��o Dependente ensina sobre a lei da causalidade?
Se voc� respondeu sim �s quest�es acima, esse curso poder� ser �til para voc�.
D. Os Primeiros Ensinamentos do Buddha
Muito se fala sobre o Buddhismo, mas poucos estudaram a fundo suas doutrinas fundamentais, buscando entender o cerne da mensagem b�ddhica. Nesse workshop nos dedicamos a pesquisar os suttas-ra�zes da mensagem do Buddha, aliada � pratica da medita��o. Quais s�o os Primeiros Ensinamentos dados pelo Buddha? Por que eles s�o importantes? O que geralmente � ignorado sobre eles? Por que os livros buddhistas que voc� geralmente l� colocam as Quatros Nobres Verdades nos primeiros cap�tulos, mas, pelo contr�rio, o Buddha nunca ensinou dessa maneira?
Alguns desafios que iremos abordar:
Voc� sabe qual foi o primeiro ensinamento do Buddha? Acha que � o Dhammacakkappavatana Sutta?
Tem certeza que o sutta acima deve ser traduzido por "coloca��o em movimento da roda do Dhamma"?
Voc� acha que vipassana � uma t�cnica de medita��o?
As "Quatro Nobres Verdades" s�o os ensinamentos b�sicos para o Buddhismo e devemos compreend�-las para a seguir adiante, certo?
Se voc� respondeu sim �s quest�es acima, esse workshop poder� ser �til para voc�.
E. Introdu��o � Hist�ria do Buddhismo
Estudo detalhado da hist�ria e ensinamentos-chaves desenvolvidos desde a morte do Buddha at� a forma��o das duas vertentes filos�ficas principais do mahayana cl�ssico, o mahyamika e o yogacara/cittamatra. Este � um curso que � desenvolvido em v�rios m�dulos.
F. O Sutra do Cora��o numa perspectiva Chinesa e Theravada
O Sutra do Cora��o ou A Mensagem do Cora��o da Grande Sabedoria Transcendente � uma s�ntese de uma grande cole��o de textos doutrinais, cerca de 600 volumes, denominado Maha Prajna Paramita Sutra, e expressa de uma forma extremamente concisa os ensinamentos essenciais do Buddha. Seu tema principal, bem como o do grupo de onde foi extra�da, � a doutrina da Vacuidade, da Ilumina��o e da Suprema Sabedoria. Sobre ela, Nagarjuna, o grande mestre e fundador da escola do Caminho do Meio (Madhyamika), construiu sua doutrina de realiza��o atrav�s da contempla��o do Vazio (sunya) A Mensagem (Sutra) do Cora��o, como � mais conhecida, � o sutra mais difundido no Jap�o e um dos principais em todas as escolas do Buddhismo sino-japon�s, seja para o estudo doutrinal, seja para os ritos. A escola Zen o tem como seu texto fundamental.
Neste curso/workshop oferecemos uma exposi��o detalhada do Sutra do Cora��o numa nova tradu��o em paralelo a vers�o em s�nscrito, tr�s vers�es em chin�s, uma em coreano, uma em tibetano e uma em japon�s, analisando o sutra a partir dos coment�rios tradicionais de Hsuan-tsang e Fa-tsang, al�m de uma perspectiva a partir do Abhidhamma da escola Theravada.
G. O Cora��o da Mente - Perspectivas e Pr�ticas na Psicologia Oriental
"Conhecer a si mesmo � esquecer de si mesmo. Esquecer de si mesmo � ser iluminado por todas as coisas"
Como o conhecimento oriental pode ajudar em como lidamos com as emo��es e pensamentos? A psicologia oriental trata a sa�de mental de uma forma diferente da psicologia cl�ssica ocidental. Sua �nfase no entendimento vivencial, na aten��o vigilante e no treinamento da mente marca um diferencial pr�tico que tem como base filosofias profundas que permanecem subjacentes aos seus m�todos.
Neste workshop trabalhamos com alguns desses m�todos (provenientes do buddhismo japon�s, indiano e tibetano, bem como a moderna psicologia oriental), integrando aulas e exerc�cios em tr�s dias de encontro.
Alguns dos temas:
.: "A introspec��o buddhista como m�todo de encontro da natureza humana"
.: "Trabalhando com relacionamentos"
.: "Pr�tica espiritual e Psicologia"
.: "Gratid�o, Interdepend�ncia e Exerc�cios Di�rios"
Ricardo Sasaki � psicoterapeuta, formado pela USP (Universidade de S�o Paulo), e diretor do Centro Buddhista Nalanda. H� mais de vinte anos trabalha com um enfoque integral do lidar com o processo mente/corpo, baseado na vis�o da sa�de mental como harmonia com o pr�prio mundo, harmonia que pode ser desenvolvida atrav�s da plena aten��o, da pr�tica do focamento e de uma investiga��o do sofrimento e de suas origens, aliada ao conhecimento dos processos cognitivos interiores.
Temas que exploram a imensa riqueza dessas duas tradi��es milenares, em seus aspectos filos�ficos e pr�ticos. Esse � um trabalho importante porque a maioria dos brasileiros teve uma forma��o mais ou menos crist�, sendo importante compreenderem melhor esse background.