O Nobre Caminho Óctuplo: O caminho para o fim do sofrimentoAutor: Ven. Bhikkhu Bodhi
Tradução: Jorge Luiz Furtado e Nílvio Severo
Capa: Tangiverso Design
Edição Impressa: 2019
124 pgs. Edições Nalanda, 2015 | Valor: R$ 60,00 (frete incluso)
Edição Ebook:
Edição ebook pela Amazon
Edições Nalanda, 2015 | Valor: R$ 17,99

Conheça a essência do caminho budista

Do mesmo autor de “Pensando o Buddhismo: Uma reflexão sobre as nobres verdades“, apresentamos agora O Nobre Caminho Óctuplo: O caminho para o fim do sofrimento.

O ensinamento fundamental do Buddha a respeito do caminho para o fim do sofrimento

“A essência do ensinamento do Buddha pode ser resumida em dois princípios: As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo. O primeiro refere-se ao lado da doutrina, e a primeira resposta que ele evoca é compreensão; o segundo cobre a parte da disciplina, no sentido mais amplo da palavra, e a resposta primária que ele evoca é a prática”.

O Nobre Caminho Óctuplo é o centro da prática budista, o medicamento que o Buddha ensinou para uma humanidade sofredora com a dor do sofrimento, da angústia e do ódio. O Nobre Caminho Óctuplo é o fundamento de todas as escolas e linhagens budistas, e neste livro o autor busca explicar os oito fatores desse caminho de uma maneira extremamente didática e abrangente.

Bhikkhu Bodhi é um monge budista respeitado em todo o mundo buddhista por sua profunda erudição. Ele atualmente reside no Bodhi Monastery e é o fundador do Buddhist Global Relief, uma organização que combate a fome ao redor do mundo. Ele é autor de numerosos trabalhos sobre o Buddhismo Theravāda, incluindo quatro traduções de grandes conjuntos de suttas em pāli.

Faça o download de um capítulo

compre o ebook na Amazon.com.br

compre a edição impressa

[AnythingPopup id=”1″]


Prefácio

A essência do ensinamento do Buddha pode ser resumida em dois princípios: As Quatro Nobres Verdades e o Nobre Caminho Óctuplo. O primeiro refere-se ao lado da doutrina, e a primeira resposta que ele evoca é compreensão; o segundo cobre a parte da disciplina, no sentido mais amplo da palavra, e a resposta primária que ele evoca é a prática. Na estrutura do ensinamento esses dois princípios se encaixam em uma unidade indivisível chamada de dhamma-vinaya, a doutrina e a disciplina, ou, resumidamente, Dhamma. A unidade interna do Dhamma é garantida pelo fato de que a última das Quatro Nobres Verdades, a verdade do caminho é o Nobre Caminho Óctuplo, enquanto que o primeiro fator do Nobre Caminho Óctuplo, a Perspectiva Correta, é a compreensão das Quatro Nobres Verdades. Assim sendo, os dois princípios se interpenetram e incluem um ao outro, ou, em outras palavras, a fórmula das Quatro Nobres Verdades contém o Óctuplo Caminho e o Nobre Caminho Óctuplo contém as Quatro Verdades.

Dada essa unidade, não teria sentido colocar a questão de qual dos dois aspectos do Dhamma tem maior valor: a doutrina ou o caminho. Mas, se nós nos arriscássemos no despropósito de fazer tal pergunta, a resposta teria de ser o caminho. O Caminho reivindica primazia porque é precisamente ele que dá vida ao ensinamento. O caminho traduz o Dhamma de uma coleção de fórmulas abstratas para a revelação da verdade que se desdobra continuamente. Ele oferece uma saída para o problema do sofrimento, com o qual iniciam os ensinamentos. E isso torna o objetivo do ensinamento – a libertação em relação ao sofrimento – acessível para nós em nossa própria experiência onde, por si só, ele assume um significado autêntico.

Seguir o Nobre Caminho Óctuplo é questão de prática ao invés de conhecimento intelectual, mas para que o caminho seja seguido corretamente ele deve ser compreendido adequadamente. Na verdade, a compreensão correta do caminho é, em si mesma, uma parte da prática. Ela é uma faceta da perspectiva correta, o primeiro fator do caminho; é precursor e guia para o resto do caminho. Dessa forma, embora o entusiasmo inicial possa sugerir que a tarefa de compreensão intelectual possa ser evitada como uma distração inconveniente, uma análise madura revela que ela é essencial para o sucesso final da prática.

O presente livro pretende contribuir na direção de uma compreensão adequada do Nobre Óctuplo Caminho por meio da investigação de seus oito fatores e de seus componentes a fim de determinar exatamente o que eles envolvem. Procurei ser conciso, usando a estrutura de exposição das próprias palavras do Buddha na explanação dos fatores do caminho tal como encontrado no Sutta Piṭaka do Cânone Pāli. Para ajudar ao leitor com limitado acesso às fontes primárias, mesmo traduzidas, tentei restringir minha seleção de citações tanto quanto possível – mas não totalmente – àquela encontrada na antologia clássica do Venerável Nyanatiloka, The Word of the Buddha. Em alguns casos, passagens tiradas daquela obra foram levemente modificadas para que ficassem de acordo com minha preferência de tradução. Para tornar o significado mais claro, baseio-me, algumas vezes, nos comentários; especialmente em minhas explanações de concentração e sabedoria (capítulos VII e VIII) baseei-me fortemente no Visuddhimagga (The Path of Purification), um vasto trabalho enciclopédico, o qual sistematiza a prática do caminho de uma maneira detalhada e abrangente. A limitação de espaço impede uma abordagem que esgote cada fator. Para compensar esta deficiência, incluí uma lista de leituras recomendadas no final, que o leitor poderá consultar para obter explicações mais detalhadas de cada fator do caminho. Entretanto, para um total compromisso com a prática do caminho, especialmente nos estágios avançados de concentração e percepção, é extremamente útil ter contato com um professor realmente qualificado.

Bhikkhu Bodhi


Comprou, leu e gostou do livro? Se você escrever uma avaliação no site da Amazon e nos avisar, nós mandaremos um ebook gratuito sobre Buddhismo no formato que você desejar.


Quer saber sobre novos lançamentos? Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados, eventos, cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.[contact-form-7 id=”5650″ title=”inscreva-se em nosso boletim”]

1 COMMENT

Comments are closed.