Conteúdo

9 dias de imersão em mindfulness e diversos tipos de meditação, psicologia buddhista, vivências e crescimento interior

Em 2017, de 1 a 9 de julho, você terá a oportunidade de fazer uma imersão em conhecimentos e técnicas desenvolvidos para favorecer o conhecimento de si mesmo e do cerne comum de toda a humanidade.

Desde técnicas de mindfulness, uma qualidade básica humana de presença e atenção, com efeitos benéficos comprovados pela neurociência ocidental moderna, até conhecimentos psicológicos desenvolvidos por eruditos e ascetas buddhistas por centenas de anos no oriente, você aprenderá e vivenciará tudo isso num ambiente de natureza, simplicidade e introspecção.

Durante nove dias teremos um programa de percepção do corpo, da mente e das emoções, que favorecerá a compreensão do que é saúde, o aprendizado sobre cuidar melhor de si mesmo e a investigação das relações entre mente e corpo.

O Centro de Meditação Nalandarama situa-se a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e se dedica à vivência e investigação profunda das relações entre mente e corpo nas doutrinas orientais e disciplinas científicas ocidentais, por meio de retiros curtos e longos. Quatro professores com longa experiência nesse campo foram convidados para estar aqui em julho de 2017 para compartilhar com você tais conhecimentos psicológicos e meditativos.

Viver no Presente, Mente Liberta, Conhecimento de Si

Cada professor, a cada dia, dedicará duas horas para um mix de aulas expositivas e vivências práticas. Junto com outros buscadores e caminhantes você será exposto a várias abordagens diferentes, porém complementares, e terá oportunidade de colocar em prática os métodos expostos num ambiente natural de segurança e apoio.

Alguns dos temas tratados serão:

[wc_row][wc_column size=”one-half” position=”first”]

área de membrosO poder transformador do cultivo das emoções

 

área de membrosAs ações e seus frutos no equilíbrio emocional

 

área de membrosA preciosa vida humana

[/wc_column]

[wc_column size=”one-half” position=”last”]

área de membrosMindfulness & respiração

 

área de membrosA Consciência no buddhismo

 

área de membrosLimpando o interior

[/wc_column]

[/wc_row]

 

A fim de se conquistar uma vida mais equilibrada é importante

aumentar a conscientização a respeito do corpo, mente, emoções e relações.

Meditar é estar mais presente à vida.

Os Professores

[wc_row]

[wc_column size=”one-half” position=”first”]
Joaquim Monteiro (Shaku Shoshin): Formado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, o Professor Monteiro continuou sua carreira acadêmica no Japão e em Taiwan, países onde lecionou em instituições de Ensino Superior. No Japão permaneceu 18 anos, entre 1985 e 2003, onde se formou no Seminário Buddhista de Shinshu Otani-ha da Tradição Terra Pura, em Kyoto, em junho de 1987. Em 1997 transferiu-se do Higashi Honganji para o Honpa Honganji sendo sacerdote nessa escola. Posteriormente cursou o mestrado e o doutorado na Universidade Soto Zen Buddhista de Komazawa, em Tóquio, onde se especializou no estudo do Buddhismo Chinês, e recebeu o título de Doutor, em março de 2000.

[/wc_column]

[wc_column size=”one-half” position=”last”]
Miguel Berredo: Estudioso do buddhismo e meditação há 28 anos. Criou o Projeto Meditação para Todos com o objetivo de levar a meditação aos locais públicos e praças na cidade de Petrópolis, tornando a prática mais acessível à população. O projeto já tem mais de 100 sábados consecutivos de meditação no Museu Imperial de Petrópolis e em outros pontos da cidade com grande sucesso.  Saiba mais sobre o Projeto Meditação para Todos –  Acesse as páginas do Facebook Projeto Meditação para Todos e Budismo Petrópolis –  Acesse o site Budismo Petrópolis.

[/wc_column]

[/wc_row]

[wc_row]

[wc_column size=”one-half” position=”first”]
Denise Mara Robson (Pema Khandro): É formada em Serviço Social, mas devido a uma mudança de vida fez novo curso de psicanálise, hipnose ericksoniana e terapia de família. Trabalhou em consultório por alguns anos e hoje trabalha com grupos e ensino de meditação. Em 2010 teve a oportunidade de realizar um mestrado em Psicoterapia com base em mindfulness e psicologia buddhista na Inglaterra e mais tarde de se tornar instrutora do programa Cultivando Equilíbrio Emocional. Neste percurso estudou sobre as cores e suas relações com as emoções. A meditação faz parte de seu interesse desde cedo e teve a oportunidade de iniciar os retiros em 1993 e de praticar com vários mestres e diferentes tradições. Em 2000 teve a autorização do seu mestre do Buddhismo Tibetano para fundar em Vitória o Centro de Dharma Buda da Compaixão e quatorze anos depois obteve de Khentrul Tashi Sonam Rinpoche a autorização para ensinar buddhismo e meditação para iniciantes do Centro de Dharma.

[/wc_column]

[wc_column size=”one-half” position=”last”]
Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao Buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.

[/wc_column]

[/wc_row]

[wc_row]

[wc_column size=”one-half” position=”first”]
Cristina Gandra: Formou-se em Psicologia (2002) e é mestre em Psicologia Social (2004) pela UFMG. Desde 2005, é praticante de meditação.  Mãe de 2 filhas, começou a pesquisar o alcance terapêutico da meditação com crianças e realizou, com outras instrutoras, o projeto Ser Presente – yoga e meditação nas escolas do sul da Bahia. Em 2016, concluiu sua formação como professora de mindfulness para escolas e crianças, pela Mindful Schools/USA e deu início ao curso de professores de mindfulness aplicado à promoção da saúde,  pelo Mente Aberta – UNIFESP. É uma das coordenadoras do projeto Mindfulness no Contexto Escolar e estudiosa do eixo temático Atenção Plena na Alimentação (Mindful Eating).

[/wc_column]

[wc_column size=”one-half” position=”last”]

[/wc_column]

[/wc_row]

O Dalai Lama disse que o buddhismo e a ciência são profundamente compatíveis e encorajou os estudiosos ocidentais a examinarem criticamente tanto a prática meditativa quando as ideias buddhistas sobre a mente humana. Um número de cientistas e filósofos aceitaram esse desafio. ~ Universidade de Princeton

Eis aqui o que você estudará e praticará dia a dia:

1 de julho:
Ricardo Sasaki: Uma sessão introdutória ao retiro como um todo, seus propósitos e instruções gerais, apresentação dos professores e dos participantes, e uma técnica básica de meditação que incentiva a abertura ao amplo campo de nossa experiência, desenvolvendo foco e conscientização. Denise Robson: Introdução ao programa Cultivando o Equilíbrio Emocional, onde será oferecida uma visão geral sobre o CEE e uma introdução sobre a Felicidade Genuína com interação com os participantes. Cristina Gandra: Atenção Plena na Alimentação (Mindful Eating), que servirá de base para as refeições que faremos durante o retiro. Joaquim Monteiro: A Consciência no Buddhismo. Uma breve explicação da concepção da consciência no buddhismo, sua definição e seu desenvolvimento da “teoria das 6 consciências” até a “teoria das 8 consciências”. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.


2 de julho:
Denise Robson: Os Quatro Equilíbrios – Uma introdução aos Quatro Equilíbrios (Equilíbrio Conativo, Equilíbrio da Atenção, Equilíbrio Cognitivo, Equilíbrio Afetivo) e sua importância para a Felicidade Genuína. Joaquim Monteiro: A Teoria da Consciência em sua relação com a Prática. Breve análise da relação entre a teoria da consciência, as dimensões conceituais e não conceituais de prática, o “caminho da visão” e o “caminho do cultivo”. Miguel Berredo: Reciclando o Lixo – aceitando as emoções para transformá-las. Ricardo Sasaki: Concentração, Clareza e Equanimidade. Uma vida plena consiste em aprender a se relacionar com aquilo que acontece em sua vida, tendo como pilares três qualidades. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


3 de julho:
Joaquim Monteiro: A Teoria da Consciência na Escola Yogacara. Explicação da passagem da “teoria das 6 consciências” na escola Sarvãstivãda para a “teoria das 8 consciências” na escola Yogacãra. Uma breve análise da relação dessa passagem com as diversas dimensões da prática. Miguel Berredo: Bolhas de Realidade – Os seis reinos da roda da vida e a construção da realidade. Ricardo Sasaki: O Corpo na Meditação, uma introdução à vigilância por meio da respiração, as Quatro Posturas e à Clara Conscientização. Denise Robson: O poder transformador do Cultivando o Equilíbrio Emocional, onde será visto que não há equilíbrio emocional sem treinamento da mente: a meditação como um dos mais importantes recursos. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

.


4 de julho:
Miguel Berredo: Oito Preocupações Mundanas – Os oito pilares do ego e da confusão. Ricardo Sasaki: Ações, Frutos & Emoções. Veremos as bases psicológicas de nossos problemas na vida por meio da interação entre ação e seus frutos, e as estratégias meditativas e reflexivas para lidar com nossa reatividade. Denise Robson: Característica das Emoções I – Características e funções das emoções. Joaquim Monteiro: O Sistema Alaya-manas na Escola Yogacara. Uma explicação detalhada e aprofundada da relação entre o “sistema ãlaya-manas” (“sistema da sétima e da oitava consciências”), o aspecto da consciência independente dos sentidos, os “obstáculos inerentes” ao caminho e o “caminho do cultivo”. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


5 de julho:
Ricardo Sasaki: Respirando através da vida, abordagem da respiração como pilar da prática. Denise Robson: Característica das Emoções II – Domínios emocionais e Linha do Tempo dos episódios emocionais. Joaquim Monteiro: O Sistema das Seis Consciências na Escola Yogacara. Análise das 6 consciências associadas aos sentidos e de sua relação com a prática e com a estruturação linguística do mundo vivido. Miguel Berredo: Além da Expectativa e do Medo – Como caminhar em meio ao impulso de querer controlar e querer um chão firme?. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


6 de julho:
Denise Robson: Observando e Aprendendo, aprofundando o olhar sobre as emoções. Joaquim Monteiro: O sistema das 6 consciências e o caminho da visão. Uma breve análise da relação entre o “sistema das 6 consciências” associadas aos sentidos, os obstáculos ao caminho derivados do falso discernimento e sua superação através do “caminho do cultivo”. Miguel Berredo: Vida Preciosa Humana – Os quatro pensamentos que transformam a mente. O que estamos fazendo da nossa vida? Ricardo Sasaki: Mindfulness Explicada – as bases do que realmente é mindfulness, suas possíveis traduções, características e aplicações para lidar com os desafios e estresses da vida moderna. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


7 de julho:
Joaquim Monteiro: O Sistema Alaya-manas e o Caminho do Cultivo. Explicação dos diversos aspectos do “caminho do cultivo” em sua relação com a dimensão não sensorial da consciência. Ricardo Sasaki: Mindfulness no contexto do Satipatthana Sutta – Uma análise do conceito de mindfulness nas suas origens. Denise Robson: Treinando os Equilíbrios – Trabalhando com o processo emocional e com as habilidades contemplativas. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


8 de julho
Ricardo Sasaki: A Vida que Morde Seu Dono – como é a sua vida?. Denise Robson: Emoção e Lucidez – Virtudes do Coração e As Quatro Práticas do Coração. Joaquim Monteiro: Visão Geral & Conclusão. A “teoria das 8 consciências” como a unidade dos aspectos conceituais e não conceituais da prática, do “caminho da visão” e do “caminho do cultivo”. Importância dessa perspectiva para a compreensão e a prática do buddhismo no mundo contemporâneo. Mesa Redonda e Prática em Grupo. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

 


9 de julho:
Fechamento conjunto. Compartilhamento dos participantes e professores, trocas de experiências, sugestões para levar os conhecimentos adquiridos para a vida diária, meditação conjunta e transferência de méritos.

Professor Miguel Berredo conduzindo um dos encontros públicos do Projeto Meditação para Todos em Petrópolis.

“Em 2005 havia apenas 350 artigos científicos sobre “mindfulness” na literatura psicológica, e agora seu número chega a quase 1800. Mindfulness, considerada como sendo o coração da psicologia buddhista, foi integrada em todas as escolas de psicoterapia e se tornou um paradigma maior de tratamento, com provada efetividade no tratamento de depressão, ansiedade, irritação intestinal, dor crônica, fumo, insônia, ansiedade e muitas outras condições”. ~ Christopher Germer/Barre Center

Ao fazer a inscrição você também receberá os seguintes bônus:

Bônus #1

Nova publicação de Edições Nalanda, Fevereiro 2017, “Meditação Mindfulness de modo acessível”, por Ven. Khammai Dhammasami.

Bônus #2

Um mês de acesso ao Ensino à Distância (EAD) do Centro Nalanda

Bônus #3

Livro “O budismo yogacara – uma introdução” do prof. Joaquim Monteiro estará disponível com desconto para os participantes.

Participação

  • Será possível participar tanto do retiro inteiro, quanto escolher os dias em que irá participar.

  • Os valores incluem além do programa de atividades, a hospedagem (quartos simples com duas e três camas) e alimentação (café, almoço e jantar leve, vegetarianos).

Programa inteiro de 1 a 9 de julho: R$ 1200,00

Participação parcial: R$ 200,00 ao dia / domingo é gratuito para quem participar pelo menos da sexta (7) e sábado (8)

  • Local: Nalandarama, o centro de retiros do Nalanda em Minas Gerais. Confira link para mapa e direções.

  • Preferência de hospedagem será dada a quem fizer o programa inteiro. Se houver vaga nos quartos os participantes isolados poderão passar a noite. Se não houver vaga ou se preferir não se hospedar nos quartos, será possível (1) acampar desde que tragam barraca, (2) dormirem em acomodações fora do retiro, (3) ou indo e voltando à noite para BH. Nesses três casos, oferecemos 10% de desconto.

  • Os valores acima são para os quartos triplos. Aqueles que desejarem quartos duplos devem acrescentar 10%.

  • Vagas preenchidas estritamente por ordem de inscrição com depósito. Recomenda-se fazer sua inscrição o quanto antes.

  • Membros do Nalanda (alunos regulares ou membros à distância) poderão pleitear 10% de desconto; ou oferecerem estes 10% como dana para o Centro e suas novas construções.

  • Os descontos não são cumulativos; você deve escolher qual.

  • Consulte-nos sobre qualquer dificuldade em investir com essa quantia. Parcelamos os valores em até 10X, principalmente se as parcelas começarem desde já.

  • Desistências até 15 de junho: devolução integral do depósito; depois dessa data, devolução de 80% do valor até 20 de junho; 50% do valor até 25 de junho; e de 30% a partir do dia 25 de junho.

Estudos da escola médica de harvard mostraram que a meditação é capaz de aumentar a densidade da matéria cinza do cérebro, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade, que influencia aprendizado, memória e regulação emocional.

.

Faça sua Inscrição

  • Antes de enviar sua ficha de inscrição (logo abaixo), você deve primeiro fazer o depósito referente ao curso ou retiro. Alguma dúvida antes de fazer o depósito? Escreva para nós.

  • Depois que recebermos sua ficha e confirmarmos o depósito (você pode acelerar essa fase nos enviando por email o comprovante de depósito), você será contactado por email com a confirmação e outras instruções, se necessárias. Não entraremos em contato se algum desses dois requisitos não forem atendidos.

1. Opções de pagamento:

a) Depósito bancário: Banco Bradesco
Ag. Mangabeiras no. 3432-0
conta corrente no. 12.610-1
em nome de “Centro de Estudos Buddhistas Nalanda”
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.

b) Depósito bancário: Banco do Brasil
Prefere depositar numa conta do Banco do Brasil? Entre em contato conosco por email

c) Depósito bancário: Banco Itaú
Prefere depositar numa conta do Banco Itaú? Entre em contato conosco por email

d) Pagamento seguro (sistema Pagseguro) via seu banco, boleto bancário ou cartão de débito/crédito, clicando no ícone “doar” (acrescente 3% do valor do curso no caso de boleto bancário ou débito em conta; ou 8% no caso de pagamento por cartão de crédito):




e) Pagamento seguro via Paypal (com seu cartão de crédito, acrescentando 8% do valor do curso)

2. Depois de ter feito o depósito preencha e envie a ficha de inscrição logo abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO

Atenção: Não envie a ficha se não tiver feito o depósito. Sua ficha não será computada.

Ainda em dúvida sobre o curso ou formas de pagamento? Fale conosco diretamente.