Neste mês de outubro daremos continuidade às miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista.

Os encontros ocorrerão por vezes às terças e por vezes às quintas, conforme calendário abaixo, das 17h30 às 18h00. Serão seis encontros, conforme as datas abaixo. Cada encontro tocará num tema que será exposto sublinhando algum aspecto filosófico, existencial, etimológico ou histórico que inspire o entendimento e a relevância do Dhamma (Dharma) em nossas vidas.

Os temas de outubro consistirão no estudo de um clássico da escola belgo-francesa do buddhismo europeu. Os participantes terão acesso ao estudo de uma das obras de Louis de La Vallée-Poussin, tendo a possibilidade de discutir e ouvir considerações a respeito dos temas tratados:

06 (terça): Religiões e disciplinas indianas de salvação

08 (quinta): Antigas crenças dos āryanos, os mortos, deidades, o sacrifício

15 (quinta): A especulação brahmânica, teologia, ritualismo, “re-morte”, ātman

20 (terça): O buddhismo é uma forma de racionalismo?

22 (quinta): Psicologia buddhista; contradições

29 (quinta): Como o Buddha responde a fakenews (aula aberta, não pertencente ao estudo da obra de LVP)


As miniaulas ocorrerão por meio do aplicativo Zoom. É possível participar via PC, Mac, tablet ou smartfone, sendo necessário câmera e microfone instalados.

As aulas começam pontualmente às 17h30. Por favor, mantenham os microfones em mudo durante a aula.

Participação no conjunto das miniaulas de junho:
Membros-patronos do Nalanda: gratuito (não é necessário fazer inscrição e receberão um email específico) – os membros-patronos também têm gratuidade no minicurso do mês, que ocorre às terças de noite, e às salas virtuais com outros participantes ao longo da semana, além de um grupo exclusivo de WhatsApp).
Membros-apoiadores do Nalanda: 30,00
Não-membros: 45,00
* Todos terão acesso às gravações até a 1a semana do mês seguinte.

Os valores nos ajudam com a manutenção do Centro Nalanda e do Centro de Retiros Nalandarama, bem como com as despesas com transmissão, plataforma e hospedagem.

A contribuição pode ser feita por:

(1) Depósito bancário (clique no link)

(2) Via Pagseguro

Membro-apoiador:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Não-membro:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

(3) Picpay (https://picpay.me/nalanda)


Lembre-se de que você deve enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito para darmos continuidade à sua inscrição.(obrigatório)