Workshop: “Cuidar das Emoções” | 17 a 19 de janeiro | no Centro de Retiros Nalandarama

Conteúdo

3 dias de imersão em práticas para desbloquear, limpar e nutrir o coração. Meditação, mindfulness e vivências com seis inspirações femininas

Inaugurando nosso ano em 2020, de 17 a 19 de janeiro você terá a oportunidade de fazer uma imersão em práticas e técnicas desenvolvidas para favorecer o conhecimento de si mesmo e do cerne comum de toda a humanidade:

Cuidando das Emoções: cultivando seus recursos internos de promoção do bem-estar

Durante três dias teremos um programa de percepção do corpo, da mente e das emoções, que favorecerá a compreensão do que é saúde integral, o aprendizado sobre cuidar melhor de si mesmo e de nossas relações, e a investigação das relações entre mente e corpo.

O workshop não é somente para mulheres, mas para todos os gêneros

O Centro de Meditação Nalandarama situa-se a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e se dedica à vivência e investigação profunda das relações entre mente e corpo nas doutrinas orientais e disciplinas científicas ocidentais, por meio de retiros curtos e longos. Seis professoras especiais foram convidadas para estar aqui em janeiro de 2020 para compartilhar com você tais conhecimentos somáticos, psicológicos e meditativos.

Viver no Presente, Compaixão, Conhecimento de Si

Cada professora, a cada dia, se dedicará a uma combinação de aulas expositivas e vivências práticas. Serão apresentadas várias abordagens, que se integram e se complementam, a fim de enriquecer o aprendizado dos participantes. A imersão será favorecida pelo ambiente de tranquilidade, segurança e apoio criado em meio à natureza.

Alguns dos temas tratados


Resgatando a importância da consciência corporal

Comunicação não-violenta e mais consciente

Uso habilidoso da meditação e do movimento

Autocrítica e autocompaixão

Restaurando a casa interior

Vulnerabilidade e aceitação


A fim de se conquistar uma vida mais equilibrada é importante aumentar a conscientização a respeito do corpo, mente, emoções e relações.


As Professoras

Kelma Medrado:  Formou-se em psicologia pela UFMG em 2003 e, em 2009, tornou-se especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Carioca de Gestalt terapia. Atua como instrutora de Mindfulness, tendo obtido a certificação na primeira turma de formação profissionalizante de Mindfulness realizada no Brasil com o Prof. Dr. Marcelo Demarzo (UNIFESP/Mente Aberta), por meio do CESDE, em 2014. Tem formação no Programa de Desenvolvimento da Compaixão baseado em Mindfulness, pelo Instituto Cultivo do México, com o professor Valentin Méndez (2018). Participou do Workshop Internacional de Inquiry, ministrado pela professora Sarah Bowen. Participou de retiros de estudos e práticas meditativas laicas e buddhista theravada. No NUMI, participa da elaboração dos programas e ministra aulas no Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, Programa de Introdução em Mindfulness, Programa de Autocuidado Feminino Baseado em Mindfulness e Compaixão, Encontros para a Manutenção e Aprofundamento da Prática de Mindfulness, além de retiros e encontros abertos.

Vitória Dias: Historiadora e filósofa por formação, combinou seu amor pela educação e pelos estudos tornando-se professora e pesquisadora. Depois, pelos acasos da vida, tornou-se executiva na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Desde 2013, migrou sua experiência corporativa e a inspiração de pesquisadora e contadora de histórias, passando a atuar como consultora e coach, trabalhando com desenvolvimento humano, carreira, biografia, cultura e transformação, a serviço das pessoas e organizações. Hoje, aos 60 anos, mãe de dois filhos adultos, segue aprendendo e vem construindo seu caminho espiritual, aprofundando seus estudos buddhistas e as práticas de meditação e mindfulness.

Olga Durães: Atua como instrutora de mindfulness graduada pela Unifesp, professora de meditação graduada pela Yoga Teachers Association- EUA e como instrutora de compaixão graduada pelo Instituto Cultivo (México). Olga já trabalhou conduzindo grupos na Santa Casa de Belo Horizonte com pacientes diagnosticados com esclerose múltipla, conduziu por dez meses um grupo on-line também com pacientes diagnosticados com esclerose múltipla do Brasil inteiro, criou o projeto Meditação no Parque, meditação gratuita no parque Ageo Pio no bairro Buritis em Belo Horizonte aos domingos. Ministrou um curso chamado “Aprenda a Meditar” na moradia universitária da UFMG. Conduziu um grupo on-line para pacientes oncológicos. Ministra a disciplina de Mindfulness na Liderança em um MBA de Administração. Conduziu um grupo para Cuidadores de Idosos na Vila Vicentina em Campos Gerais e um programa de 8 semanas para alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Colibri em Campos Gerais.

Júlia Costa Dias: Psicóloga, mestre em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (UFMG), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, preceptora do Ambulatório de Psicoterapia para Idosos no (HC- PROEPSI- UFMG). Hoje atua em atendimentos clínicos baseados em Terapia de Aceitação e Compromisso, que usa Mindfulness como parte da psicoterapia. Iniciou seu caminho com Mindfulness em 2014 a partir do interesse em práticas que trouxessem mudanças profundas no modo de ser no mundo e em neurociências. Desde então participou de cursos introdutórios de Mindfulness no NUMI – BH, retiros, simpósios internacionais, cursos de autocompaixão e está concluindo a formação de Instrutora de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) pelo Oxford Mindfulness Centre – UK. Atualmente é colaboradora do CONECTA TIME como Instrutora de MBCT para alunos e funcionários da UFMG.

Georgia Borges: Mãe do Thomas. Psicóloga e Pedagoga, mestre em Ciências da Saúde (UNB). Pratica yoga desde 2008, tendo feito a Formação de professores de Hatha Yoga Integral pelo Centro de Yoga Integral no Jai Vida/MG em 2011. Participou de inúmeros retiros de meditação Vipassana desde 2009. Participou de cursos introdutórios de mindfulness promovidos pelo Espaço Medita/ SP, Numi/BH e Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness/PR. Formação em Terapias Baseadas em Mindfulness – Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness/PR. No NUMI, participa da elaboração e ministra aulas nos Programas de Implementação de Mindfulness no Contexto de Educação e Parentalidade.

Cada uma das professoras desenvolverá um arco específico de ensinamentos que será detalhado ao longo dos dias, com conteúdo teórico e prático relacionado às práticas corporais, movimento, inteligência emocional, meditação e bem-estar.


Eis aqui o que você estudará e praticará dia a dia:

17 de janeiro:
Georgia:  Ampliar a consciência do corpo por meio da prática do Yoga e sua base para reconhecer as emoções.  Vitória:  Saber de si e de seus valores. Júlia: Reconhecimento das emoções.  As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.


18 de janeiro:
Olga:  Vulnerabilidade. Júlia:  Como estar com emoções difíceis? Kelma:  Autocrítica e Autocompaixão. As sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.


19 de janeiro:
Vitória: lava-pés. Olga:  Mindfulness e uma comunicação mais consciente. Georgia e Kelma:  Gratidão e escaneamento corporal: um caminho para soltar e encorajar. Todas as professores juntas no final: Círculo de conversasAs sessões serão acompanhadas de meditações, práticas, vivências ou sessões de perguntas & respostas.

Programa do workshop:

Sexta e sábado
.: 06h30 – Meditação opcional
.: 07h30 – Café da manhã
.: 09h00 – Módulo 1
.: 11h00 – Prática individual *
.: 12h00 – Almoço
.: 14h00 – Módulo 2
.: 16h00 – Intervalo
.: 16h30 – Módulo 3
.: 18h30 – Janta leve
.: 20h00 – Meditação e encerramento *

Domingo
.: 06h30 – Meditação opcional
.: 07h30 – Café da manhã
.: 08h30 – Módulo 1
.: 10h30 – Intervalo
.: 11h00 – Módulo 2
.: 13h00 – Almoço
.: 14h00 – Módulo 3
.: 16h00 – Encerramento

Meditar é estar mais presente à vida.

“Em 2005 havia apenas 350 artigos científicos sobre “mindfulness” na literatura psicológica, e agora seu número chega a quase 1800. Mindfulness, considerada como sendo o coração da psicologia buddhista, foi integrada em todas as escolas de psicoterapia e se tornou um paradigma maior de tratamento, com provada efetividade no tratamento de depressão, ansiedade, irritação intestinal, dor crônica, fumo, insônia, ansiedade e muitas outras condições”. ~ Christopher Germer/Barre Center


Participação

  • Será possível participar tanto do workshop inteiro, quanto escolher os dias em que irá participar.
  • Os valores incluem além do programa de atividades, a hospedagem (quartos simples com duas ou três camas) e alimentação (café, almoço e jantar leve, vegetarianos).

Programa inteiro de 17 a 19 de janeiro: R$ 500,00 para inscrições até 2 de janeiro | 550,00 para inscrições até 11 de janeiro | 570,00 de 12/01 em diante

Participação parcial: R$ 200,00 ao dia

  • Local: Nalandarama, o centro de retiros do Nalanda em Minas Gerais. Confira link para mapa e direções.
  • Preferência de hospedagem será dada a quem fizer o programa inteiro. Se houver vaga nos quartos os participantes isolados poderão passar a noite. Se não houver vaga ou se preferir não se hospedar nos quartos, será possível (1) acampar desde que tragam barraca, (2) dormirem em acomodações fora do retiro, (3) ou indo e voltando à noite para BH. Nesses três casos, oferecemos 10% de desconto.
  • Os valores acima são para os quartos triplos. Aqueles que desejarem quartos duplos devem acrescentar 10%.
  • Vagas preenchidas estritamente por ordem de inscrição com depósito. Recomenda-se fazer sua inscrição o quanto antes.
  • Membros do Nalanda (membros-patronos) poderão pleitear 10% de desconto; ou oferecerem estes 10% como dana para o Centro e suas novas construções. 5% para membros-apoiadores.
  • Os descontos não são cumulativos; você deve escolher qual.
  • Consulte-nos sobre qualquer dificuldade em investir com essa quantia. Parcelamos os valores em até 10X com juros. Em até 5X sem juros para membros-patronos.
  • Desistências até 3 de janeiro: devolução integral do depósito; depois dessa data, devolução de 80% do valor até 14 de janeiro; 50% do valor até o dia 10 de janeiro.

Faça sua Inscrição

  • Antes de enviar sua ficha de inscrição (logo abaixo), você deve primeiro fazer o depósito referente ao curso ou retiro. Alguma dúvida antes de fazer o depósito? Escreva para nós.
  • Depois que recebermos sua ficha e confirmarmos o depósito (você pode acelerar essa fase nos enviando por email o comprovante de depósito), você será contactado por email com a confirmação e outras instruções, se necessárias. Não entraremos em contato se algum desses dois requisitos não forem atendidos.

1. Opções de pagamento:

a) Depósito bancárioBanco Bradesco
Ag. Mangabeiras no. 3432-0
conta corrente no. 12.610-1
em nome de “Centro de Estudos Buddhistas Nalanda”
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.

b) Depósito bancárioBanco do Brasil
Prefere depositar numa conta do Banco do Brasil? Entre em contato conosco por email

c) Depósito bancárioBanco Itaú
Prefere depositar numa conta do Banco Itaú? Entre em contato conosco por email

d) Pagamento seguro (sistema Pagseguro) via seu banco, boleto bancário ou cartão de débito/crédito, clicando no ícone “doar” (acrescente 3% do valor do curso no caso de boleto bancário ou débito em conta; ou 8% no caso de pagamento por cartão de crédito):

e) Pagamento seguro via Paypal (com seu cartão de crédito, acrescentando 8% do valor do curso)

2. Depois de ter feito o depósito preencha e envie a ficha de inscrição logo abaixo:

FICHA DE INSCRIÇÃO

Atenção: Não envie a ficha se não tiver feito o depósito. Sua ficha não será computada.

Ainda em dúvida sobre o curso ou formas de pagamento? Fale conosco diretamente.

Estudos da escola médica de Harvard mostraram que a meditação é capaz de aumentar a densidade da matéria cinza do cérebro, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade, que influencia aprendizado, memória e regulação emocional.