Miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista

Os encontros ocorrem das 17h00 às 17h30. São geralmente quatro encontros no mês, conforme as datas abaixo. As aulas são curtas e pontuais, para se encaixarem no dia a dia das pessoas. Cada encontro toca num tema que será exposto sublinhando algum aspecto filosófico, existencial, etimológico ou histórico que inspire o entendimento e a relevância do Dhamma (Dharma) em nossas vidas.

O tema das miniaulas de novembro será “Introdução à Psicologia Buddhista no Abhidhamma”, a grande sistematização dos ensinamentos buddhistas presente em várias tradições. Essas miniaulas servirão como uma introdução ao tema que será detalhado em nosso retiro de carnaval no ano que vem. Esse tema terá 4 encontros, ocorrendo nos dias: 9, 16, 23 e 30.

A gravação dos encontros se encontra disponível para os membros-patronos na área do ead.nalanda.org.br. As miniaulas ocorrem em algumas tardes de terças e quintas e exploram temas da filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista. Os encontros ocorrem das 17h00 às 17h30.

Programa para NOVEMBRO 2023:

09: Miniaula “Introdução à Psicologia Buddhista no Abhidhamma” 1/4
16: Miniaula “Introdução à Psicologia Buddhista no Abhidhamma” 2/4
23: Miniaula “Introdução à Psicologia Buddhista no Abhidhamma” 3/4
30: Miniaula “Introdução à Psicologia Buddhista no Abhidhamma” 4/4

Miniaulas passadas


Quem ministra

Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e na Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.


As miniaulas ocorrem por meio do aplicativo Microsoft Teams (gratuito). É possível participar via PC, Mac, tablet ou smartfone, sendo necessário câmera e microfone instalados.

As aulas começam pontualmente às 17h00. Por favor, mantenham os microfones em mudo durante a aula.

Participação no conjunto das miniaulas:
.: Membros-patronos do Nalanda: gratuito (não é necessário fazer inscrição e receberão um email específico) – os membros-patronos também têm acesso à gravação das miniaulas e gratuidade no atual grupo de estudos sobre o Dhammapada, que ocorre nas terças de noite, e às salas virtuais com outros participantes ao longo da semana, além de um grupo exclusivo de WhatsApp).
.: Membros-apoiadores do Nalanda: 40,00
.: Não-membros: 50,00

  • * O link para as aulas será enviado por email uma semana antes da primeira aula.

Os valores nos ajudam com a manutenção do Centro Nalanda e do Centro de Retiros Nalandarama, bem como com as despesas com transmissão, plataforma e hospedagem. Finanças estão muito apertadas? Peça por uma bolsa.

A contribuição pode ser feita por:

(1) Pix: [email protected]

(2) Depósito bancário (clique no link)

(3) Picpay (https://picpay.me/nalanda)


Lembre-se de que você deve enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito para darmos continuidade à sua inscrição.(obrigatório)