miniaulas de budismo
Miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista

Este programa que interrompemos em novembro de 2021 está de volta! Em algumas tardes de terças e quintas acontecem as miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista.

Os encontros ocorrem das 17h30 às 18h00. São geralmente quatro encontros no mês, conforme as datas abaixo. As aulas são curtas e pontuais, para se encaixarem no dia a dia das pessoas. Cada encontro toca num tema que será exposto sublinhando algum aspecto filosófico, existencial, etimológico ou histórico que inspire o entendimento e a relevância do Dhamma (Dharma) em nossas vidas.

Programa para SETEMBRO 2023:

05 (terça): O verdadeiro amigo do homem
19 (terça): Depende de nós
21 (quinta): Origem e acréscimo
28 (quinta): Facetas do Caminho do Meio

Miniaulas passadas


Quem ministra

Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e na Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.


As miniaulas ocorrem por meio do aplicativo Microsoft Teams (gratuito). É possível participar via PC, Mac, tablet ou smartfone, sendo necessário câmera e microfone instalados.

As aulas começam pontualmente às 17h30. Por favor, mantenham os microfones em mudo durante a aula.

Participação no conjunto das miniaulas:
.: Membros-patronos do Nalanda: gratuito (não é necessário fazer inscrição e receberão um email específico) – os membros-patronos também têm acesso à gravação das miniaulas e gratuidade no atual grupo de estudos sobre o Dhammapada, que ocorre nas terças de noite, e às salas virtuais com outros participantes ao longo da semana, além de um grupo exclusivo de WhatsApp).
.: Membros-apoiadores do Nalanda: 35,00
.: Não-membros: 50,00

  • * O link para as aulas será enviado por email uma semana antes da primeira aula.

Os valores nos ajudam com a manutenção do Centro Nalanda e do Centro de Retiros Nalandarama, bem como com as despesas com transmissão, plataforma e hospedagem. Finanças estão muito apertadas? Peça por uma bolsa.

A contribuição pode ser feita por:

(1) Pix: [email protected]

(2) Depósito bancário (clique no link)

(3) Via Pagseguro

Membro-apoiador:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Não-membro:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

(4) Picpay (https://picpay.me/nalanda)


Lembre-se de que você deve enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito para darmos continuidade à sua inscrição.(obrigatório)