Minicurso online: 6 encontros de 1h15m

As aulas ao vivo acontecerão todas as quartas-feiras, das 20h00 às 21h15

15, 22, 29 de janeiro; 05, 12 e 19 de fevereiro

Depois disso ainda será possível se inscrever no curso para ouvir a gravação de todas as aulas

Conteúdo

O que você aprenderá

  • Será introduzido a um texto fundamental da tradição buddhista mahayana, ainda hoje recitado em países como Japão, China, Mongólia, Vietnã, Butão, Tibete, partes da Índia e do Nepal.
  • Conhecerá quatro traduções originais do ministrante (do Mestre do Dharma Yi-Jing, do Mestre Kumarajiva, do Mestre do Tripitaka Xuan Zhang e a versão de Tung-huang), e um extenso estudo comparativo.
  • Aumentará sua apreciação pela imensa herança asiática dos ensinamentos buddhistas por meio de um reconhecido especialista nos textos sino-japoneses.

Requisitos

  • Não há pré-requisitos para este curso.

Descrição

O “Sutra do Coração” (Prajnaparamita Hrdaya Sutra) é um texto que tem uma posição especial na história do buddhismo. Ele representa o cerne da literatura mais antiga do buddhismo Mahayana, apresentando uma perspectiva do “vazio dos dharmas” e tendo uma vinculação com o Vajrayana através de seu mantra final e da estrutura de suas versões mais recentes. Assim sendo, seu estudo representa uma oportunidade única de refletir e de vivenciar todo o processo do desenvolvimento do pensamento e da prática buddhista.

Para quem é este curso

  • Para qualquer um que queira conhecer a partir das fontes originais um ensinamento que condensa o grande conjunto de escrituras mahayanas conhecido como Prajnaparamita Sutras (sutras da perfeição da sabedoria).
  • Estudar um dos sutras seminais que influenciou o desenvolvimento do buddhismo na China, Japão e Tibete.

Quem ministra

Joaquim Monteiro (Shaku Shoshin): Formado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, o Professor Monteiro continuou sua carreira acadêmica no Japão e em Taiwan, países onde lecionou em instituições de Ensino Superior. No Japão permaneceu 18 anos, entre 1985 e 2003, onde se formou no Seminário Buddhista de Shinshu Otani-ha da Tradição Terra Pura, em Kyoto, em junho de 1987. Em 1997 transferiu-se do Higashi Honganji para o Honpa Honganji sendo sacerdote nessa escola. Posteriormente cursou o mestrado e o doutorado na Universidade Soto Zen Buddhista de Komazawa, em Tóquio, onde se especializou no estudo do Buddhismo Chinês, e recebeu o título de Doutor, em março de 2000.         

Escala flexível: R$ 80,00 ~ R$ 200,00

A escala variável existe para possibilitar:

a) uma oportunidade para aqueles que estejam passando por alguma dificuldade que não permita que contribuam financeiramente muito com o curso. Oferecemos assim a possibilidade de contribuírem com um valor menor.

b) uma oportunidade para aqueles que estejam em condições financeiras de colaborar mais com o trabalho do professor e da plataforma online, permitindo também que possamos oferecer o curso com valores menores para aqueles na situação a). Lembre-se que professores de Dharma se sustentam grandemente pelas doações.

A escala variável permite que cada um, segundo suas condições e consciência, escolham o valor dentro da escala apresentada.

Para participar deste minicurso é essencial a inscrição.

Os participantes terão acesso às aulas gravadas por três meses após a conclusão do curso.

~ Membros-patronos do Nalanda têm gratuidade neste curso.

Faça sua inscrição: