meditacao

O Centro dentro de Nós – um introdução ao buddhismo essencial

NOVEMBRO –  4 encontros nas manhãs de domingo em novembro, Das 9h00 às 10h30

Você já pensou como seria o Buddhismo antes de surgirem as inúmeras vertentes, escolas, tradições, linhagens? Antes que as culturas de povos orientais se misturassem aos ensinamentos originais? E que tal um Buddhismo que falasse de coisas simples, diretas, baseadas na experiência comum? Para você que está iniciando ou que se iniciar no caminho do Buddha, venha ao Nalanda BH nos domingos para ouvir e conversar sobre a via essencial.

Programa:

2 de novembro: “Três Aspectos Maravilhosos de Um Caminho”

Temas: No Buddhismo Original delineiam-se três características fundamentais num caminho espiritual. Nessas três características “maravilhosas” encontraremos orientações importantes em nossa busca por um caminho integral.

 9 de novembro: “Um Tipo Diferente de Deus”

Temas: É algo comum ouvir buddhistas pensando e dizendo que não há ‘deus’ nessa religião/filosofia. Será mesmo? Ou poderíamos encontrar um tipo de ‘deus’ se soubéssemos onde procurar?

16 de novembro: “Meditação Guiada”

Haverá uma meditação guiada seguida da leitura de um texto (pois alguns de nós estarão em retiro – ver na página de BH sobre o workshop de meditação no Nalandarama)

23 de novembro: “Dois Tipos de Linguagem”

Temas: Será que estamos preparados para ler e entender realmente aquilo que lemos? Existiriam chaves para compreender o ensinamento do Buddha de uma forma mais profunda? Nesse dia veremos como podemos olhar conceitos fundamentais em nossas vidas desde duas perspectivas diferentes, uma vez que saibamos qual linguagem usar.Em Belo Horizonte, a partir do dia 21 de outubro, nas noites de terças, teremos aulas de prática e temas relacionados à meditação.

Meditação para Iniciantes e Não Tão Iniciantes

NOVEMBRO –  Uma Introdução à Meditação nas noites de terças, com aulas de prática e temas relacionados à meditação. Das 19h30 às 21h00

Programa:

4 de novembro: “Aonde a Prática se Fundamenta”

Temas:  Idealmente a prática da meditação encontra apoio num tipo de vida que fortalece a própria prática, criando um círculo de apoio recíproco. Nessa aula veremos qual é esse tipo de vida.

11 de novembro: “A Meditação nas Palavras do Buddha e o papel da observação vigilante”

Temas:  Como o próprio Buddha concebia a prática meditativa? O que podemos aprender da forma como ele a concebia?

18 de novembro: “Seis Práticas Preliminares”

Temas:  Nos tempos antigos, os mestres anciãos conceberam 12 práticas facilitadoras para os estudantes da meditação se aprofundarem mais rapidamente na prática. Nessa aula veremos as primeiras seis dessas práticas.

25 de novembro: “Familiarizando-nos com nosso objeto”

Temas:  Nossa prática de meditação possui um objeto inicial que abre as portas da prática bem feita. Aqui veremos o primeiro exercício para nos familiarizar com nosso objeto.

Aprenda passo a passo a meditar e aprofundar sua experiência meditativa.

Local: Comunidade Buddhista Nalanda

Home


email: nalanda2007 [arroba] nalanda [ponto] org [ponto] br
r. Albita 194/701
Cruzeiro 30310-160
Belo Horizonte MG
Tel: (31) 9651.6369