.

bichos.jpgNeste atualíssimo artigo, nosso irmão no Dhamma, Yann Lovelock, faz uma abordagem buddhista das questões verdes. Como podemos olhar para as questões ecológicas que afligem o mundo a partir da perspectiva buddhista? O que podemos pensar e fazer?

Embora a interdependência de todas as coisas esteja no coração do ensinamento buddhista, a ecologia como tal é uma formulação moderna. Se poderia certamente dizer que ela é uma reafirmação muito necessária da visão buddhista para os tempos modernos; seria possível concordar com os poetas (entre eles, o próprio Buddha) e afirmar que a verdade se perde nas palavras e, portanto, precisa de uma nova reafirmação de tempos em tempos. Os jovens idealistas com os quais eu costumava me encontrar, e que acabaram fundando a Rede de Buddhistas Engajados, não tinham dúvidas de que isso era assim. Mas, de maneira a convencer os buddhistas mais tradicionalistas, descobrimos que era primeiro necessário provar a afirmação a partir de fontes tradicionais“.

Quem quiser ler o artigo inteiro em formato PDF, pode clicar aqui.


yann-lovelock.JPGYann Lovelock

Tem um longo percurso no Buddhismo, participando de várias associações buddhistas no Reino Unido. Atualmente, entre outras funções, é o coordenador do conselho interreligioso da Network of Buddhist Organisations, ocupando também cargos na West Midlands Buddhist Council, Birmingham Council of Faiths, Inter Faith Network UK e Faith Communities Consultative Council. Yann é escritor, tradutor e palestrista, tendo trabalhado por anos na área de educação. Ele recebeu a certificação como Dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, com o nome de Dhammacariya Nyanaloka e dá aulas de Buddhismo e meditação no Birmingham Buddhist Vihara e outros centros. É também secretário do Birmingham Maha Vihara e conselheiro do London Fo Guang Shan.