.

Ajahn Payutto~ por Ven. Ajahn Payutto ~

4. O Atributo da Libertação

Embora o atributo da libertação seja um componente do caminho espiritual, ele possui várias características distintivas. As escrituras definem o caminho espiritual, e os ensinamentos práticos que o acompanham, referindo-se a impermanência, visto que ela é facilmente percebida. Mesmo praticantes iniciantes do dhamma beneficiam-se das Três Características pela integração dos ensinamentos espirituais e práticos, como convier a seu nível de compreensão. O atributo da libertação, porém, acompanha a meditação sobre o não-eu (anattā):[89]

A pessoa vê qualquer tipo de forma material… sensação mental… percepção… formações volitivas… e consciência, seja do passado, presente ou futuro… como ela realmente é, com sabedoria, assim: ‘Isto não é meu, isto não sou eu, isto não é o meu eu’. Quando uma pessoa sabe e vê desta forma, não existe qualquer engendramento de um eu (ahaṅkāra), nenhum engendramento de um meu (mamaṅkāra) ou a tendência subjacente à presunção (mānānusaya) com respeito a este corpo com sua consciência e todas as características externas. [90]

As impurezas de ahaṅkāra, mamaṅkāra e mānānusaya são também chamadas de diṭṭhi, taṇhā e māna respectivamente. Como grupo, elas são geralmente apresentadas como taṇhā, māna e diṭṭhi. O significado dessa citação é que uma pessoa que vê claramente a natureza de não-eu elimina as três impurezas que são ligadas a um senso de ego, ou que criam ‘egocentricidade’, a saber:

taṇhā: egoísmo, a busca de auto-satisfação e ganho pessoal.

māna: vaidade, orgulho e auto-apreço, o anseio por proeminência e controle sobre os outros, o exercício do poder.

diṭṭhi: apego a opiniões pessoais; rígida convicção, credulidade e entusiasmo concernente a teorias, credos e ideais.

Essas três impurezas são coletivamente nomeadas papañca ou papañcadhamma, que pode ser traduzido como ‘agravantes’. [70/52] Outra tradução é ‘agitadores’: papañca produz proliferação mental e perturbação. Causa inquietação mental, excesso, bloqueio e confusão. Levam as pessoas a desviarem-se da simples e óbvia verdade. Elas engendram novos problemas e dificultam a solução racional para problemas existentes; geram mais complicação e desordem. Ditam o comportamento humano, provocando inquietação, desentendimento, conflito e guerra. Tais desvios óbvios não são os únicos frutos. Mesmo se uma pessoa age virtuosamente, um obstáculo oculto estorva o comportamento, essas incômodas impurezas agem como catalisadoras, levando as pessoas ao descaminho.

Dependendo do grau de sabedoria, uma compreensão das Três Características, principalmente do não-eu, enfraquece ou destrói essas impurezas auto obsessivas. Uma vez que tais perturbadores, que confinam e enganam os seres não estiverem presentes, o caminho para a conduta virtuosa estará aberto e ilimitado. Uma pessoa pode, então, sinceramente cultivar virtudes, por exemplo, a boa vontade, a compaixão, a caridade (atthacariyā) e a generosidade.

 


 

Traduzido por Jorge Furtado para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
em acordo com Buddhadhamma Foundation
Para Distribuição Gratuita
© 2011 Edições Nalanda


Nota: “Escritos sobre o Buddha Dhamma” consiste de um conjunto de escritos de um dos mais respeitados monges da Thailândia contemporânea, Venerável Ajahn Payutto.


* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.