Estudos Online

Educação à Distância Nalanda


Ex-aluno de um curso online? Mantenha contato se inscrevendo na comunidade no Facebook que acabamos de criar. Veja ao lado.

O objetivo primário da “Educação à Distância Nalanda” é oferecer uma oportunidade de estudo e orientação para aqueles que, por algum motivo, não possam frequentar algum centro de dharma em sua cidade; queiram iniciar de uma forma segura no caminho/prática buddhista; ou complementar seu aprendizado atual. Essa é uma iniciativa pioneira no Buddhismo brasileiro.

O modelo e inspiração da “Educação à Distância Nalanda” é a famosa e legendária Universidade Nalanda, que floresceu entre os séculos II e XI d.C. na Índia. Nalanda ficou conhecida no mundo por seu espírito não-sectário propiciando ensinamentos básicos e profundos para todo tipo de alunos que vinham desde os lugares mais distantes de toda a Ásia para aprender o Dhamma.

VENHA ESTUDAR CONOSCO!

Se você estiver disposto a inscrever-se e participar ativamente no aprendizado, num espírito colaborativo para nos ajudar a aperfeiçoar esse instrumento de transmissão do Dharma, requisite sua inscrição, especificando o nome ou código do curso. Com isso você entrará em nossa lista de espera, que é delineada conforme a ordem de chegada e os critérios de preferência para cada curso.

Leia alguns testemunhos de ex-alunos

CURSOS SENDO OFERECIDOS


Preparando o CaminhoCurso: Preparando a Mente para a Entrada no Caminho
Código do Curso: B101
O caminho até o Despertar sempre foi ensinado como sendo constituído de muitas etapas e muitas práticas. O objetivo desse curso é oferecer uma entrada no caminho do Dhamma, abordando algumas questões fundamentais que devem ser tratadas: como a preparação da mente e da vida para o caminho. Lidaremos com condições que podemos desenvolver em nossa mente/coração para facilitar nossa tomada de um caminho de consciência. Curso Guiado, com a presença do professor. Confira


Preparando o CaminhoCurso: A Preciosidade da Vida
Código do Curso: B102

O Buddha disse que a vida humana é preciosa e difícil de ser obtida. Neste curso vamos explorar juntos essa afirmação, movendo-nos por temas como a impermanência, envelhecimento, morte, a ligação da ‘cosmologia buddhista’ com os estados mentais, as armadilhas em que caímos e a importância da reflexão sábia no entusiasmo pela prática, reconhecimento da sacralidade da vida, urgência espiritual, enfim, os vários aspectos da Roda da Vida. Um curso para nos recolocar no eixo do que é importante na vida. Aberto para iniciantes e não-iniciantes. Curso Guiado, com a presença do professor. Confira


Originação DependenteCurso: Originação Co-Dependente – o Ensinamento Central do Buddha
Código do Curso: OD101
O Grande Mestre disse que quem compreendia a Co-Originação Dependente (paticca-sammupada), compreendia o Dharma. E quem via o Dharma, via a Co-Originação Dependente. Ananda é censurado pelo Buddha ao dizer que a Co-Originação Dependente era uma doutrina de fácil entendimento, e o próprio Buddha disse que quem vê a Co-Originação Dependente vê o Dhamma. Ainda hoje ela desafia o entendimento e há um número de interpretações possíveis sobre ela. A Co-Originação Dependente é dita ser o cerne do Ensinamento do Buddha. Auto-curso, sem a presença de um professor. Confira


COMO SÃO OS CURSOS

Oferecemos dois tipos de cursos:

1. Cursos Guiados:

  • possuem data de início e término;
  • apresentam lições que têm datas definidas para serem completadas, geralmente de uma semana, o que dá ampla margem para os alunos estudarem a lição e participarem;
  • permitem o estudo direto com a orientação de um professor de dharma;
  • permitem a interação professor/aluno e aluno/aluno
  • dos participantes é esperado participação colaborativa e prática dos exercícios sugeridos;
  • os cursos online interativos do Nalanda combinam leituras, meditações, avaliações, interação professor/aluno e aluno/aluno.

2. Auto-Cursos:

  • os alunos são auto-suficientes no sentido de que podem passar de lição para lição conforme sua vontade e tempo;
  • todas as lições são oferecidas de imediato; cada aluno segue na velocidade que desejar, passando mais rapidamente por algumas lições e passando mais tempo naquilo que acham mais importante;
  • as lições são oferecidas de uma forma didática que facilite o entendimento do conteúdo;
  • a interação com outros alunos é mais limitada que nos cursos guiados pois depende dos alunos que estiverem cadastrados no determinado curso naquele momento.

Nos dois tipos de cursos, você:

  • só precisará contar com um conexão de internet;
  • não precisa estar logado numa certa hora e dia determinados para participar;
  • entra em contacto com as lições na hora que você tiver disponível;
  • conta com o apoio de um material organizado e seguro, planejado a ajudá-lo a: aprender o tema do curso, incentivar a auto-disciplina e investigação, focar no que é realmente importante;
  • tem acesso a um material exclusivo, possibilidade de orientação mais individual e, dependendo de onde viva, até o accesso a grupos de pessoas para manter sua prática após o término do curso;
  • tem a oportunidade de se manter em contato com o Dharma mesmo vivendo em cidades distantes de centros buddhistas;
  • após o término do curso você também pode se manter conectado tornando-se membro à distância do Nalanda.
  • conta com o apoio de um centro de dharma há vinte anos atuando no Brasil, com membros espalhados em várias cidades e apoiado pelo Colegiado Buddhista Brasileiro, Universidade Nalanda da Índia, Birmingham Buddhist Vihar da Grã-Bretanha e várias outras instituições e professores de dharma no mundo.

Doando para os Cursos

  • A fim de oferecer tais cursos, recursos financeiros e de tempo são necessários. Gradualmente desejamos também aumentar o número de cursos oferecidos, bem como a melhoria das ferramentas necessárias.
  • Você pode ajudar no esforço dos professores e na melhoria do serviço de “Educação à Distância Nalanda” contribuindo financeiramente.
  • Se você aprecia a iniciativa dos cursos à distância, achou benéfica a experiência de ter cursado um deles, deseja que outras pessoas continuem a ter essa possibilidade, deseja dar suporte aos professores em sua orientação, considere a possibilidade de fazer uma doação.
  • Tudo isso depende apenas de sua generosidade!
  • Ajudando-nos com suas doações, você colabora com o desenvolvimento do site, com o esforço de divulgação para que um público maior possa se beneficiar com o Dharma.

No Brasil as doações podem ser feitas através de um depósito na seguinte conta:

Centro de Estudos Buddhistas Nalanda
Banco Bradesco
Ag. Mangabeiras no. 3432-0
conta corrente no. 12.610-1
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.

Ou você pode fazer um pagamento seguro via seu banco, boleto bancário ou cartão de débito, clicando no ícone “doar”:

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS:

Deixe seu recado e email para receber informações!