mt.jpgO prof. de Dharma Ricardo Sasaki da Comunidade Buddhista Nalanda participa no próximo mês da conferência da Associação Internacional de Universidades e Instituições Buddhistas a ser realizada entre 13 e 16 de setembro em Bangkok/Thailândia. No painel acadêmico “Ética Buddhista e Juventude Atual”, ele faz a apresentação ao vivo “Sobre o Relacionamento Professor-Aluno desde a Perspectiva das Sociedades Tradicionais – com exemplos vindos das tradições hindu, buddhista, grega e cristã”.

Esse fórum de estudiosos e eruditos buddhistas congregará 2500 participantes, dos quais 1900 estudiosos thailandeses e 600 estrangeiros de mais de 30 países. 69 apresentarão trabalhos ao vivo. Alguns nomes de peso presentes, como Damien Keown (Journal of Buddhist Ethics), José Cabezón, Geshe Ngawang Samten, Ravindra Panth, S.K. Pathak, James Blumenthal, Ashin Nyanissara, Bela Bhattacharya, Asanga Tilakaratne e vários outros.

Na agenda da conferência, a primeira da associação, está o estabelecimento de uma rede de cooperação a nível administrativo, de currículo, ensinamento, pesquisa, literatura e tecnologia, unindo eruditos Theravada e Mahayana na troca de informação e aprendizado. Este primeiro encontro terá como tema “Buddhismo e Ética” e consistirá de 8 painéis: Economia, Educação, Juventude Atual, Literatura, Cultura Mental, Política, Ciência e Desenvolvimento Social.

Além da conferência, Ricardo Sasaki também estabelecerá outros contatos com amigos e professores buddhistas trabalhando em projetos afins. A partir da semana que vem será possível o acompanhamento online de algumas dessas atividades ou diretamente da conferencia.


2 COMMENTS

Comments are closed.