O que � um Retiro?


� Onde s�o realizados : nosso Centro de Retiros
� �lbum de Fotos
� Inscri��o nos Retiros
� Hist�rico de nossos retiros longos
� Pr�ximos Retiros

O Que � um Retiro de Medita��o?

Um retiro de medita��o � uma excelente oportunidade de aprofundar sua pr�tica. Praticando juntos num ambiente tranq�ilo e prop�cio faz com que nossas habilidades de concentra��o e vis�o clara sejam desenvolvidas e aprofundadas. Os retiros podem durar desde um dia at� dez dias de treinamento formal.

Alguns de nossos retiros s�o apenas para aqueles que j� t�m alguma experi�ncia pr�via em medita��o, outros s�o guiados e dirigidos na forma de curso introdut�rio. Nestes, todas as explica��es necess�rias para o in�cio da pr�tica s�o dadas de forma gradual e progressiva. Pelo menos uma vez por ano (em 2003 foram 4!), o Nalanda convida um monge ou professor buddhista de fora do Brasil para especialmente dirigir um curso/retiro. Todos os seus ensinamentos s�o traduzidos simultaneamente, al�m das entrevistas individuais e instru��es para a pr�tica.

O ritmo di�rio consiste em acordar bem cedo e logo iniciar a pr�tica da medita��o. Alternamos a medita��o sentada e a medita��o andando, combinadas com a constante aplica��o da vigil�ncia atenta em todas as posturas.

O sil�ncio � um fator importante durante o retiro. Por toda sua dura��o o sil�ncio nobre - sil�ncio nas a��es, na fala e na mente - � cumprido, com exce��o das entrevistas individuais. Isto tem um poderoso efeito na concentra��o, ajudando numa interioriza��o do escutar o sil�ncio interior. As refei��es tamb�m s�o realizadas em sil�ncio: "Com s�bia reflex�o, comemos este alimento..."

Ap�s o retiro, o sil�ncio � suspenso e temos a oportunidade de confraternizar com aqueles com quem praticamos estes dias meditativos.

No mosteiro tamb�m realizamos workshops, cujo programa � um pouco diferente dos retiros. Neles, o sil�ncio nem sempre est� presente ou � cumprido apenas durante uma parte do dia. Alguns focam no estudo, outros em pr�ticas espec�ficas.

O Nalandarama tamb�m est� aberto para meditantes experientes fazerem retiros individuais. Consulte-nos para detalhes.

Seja bem-vindo para participar de nosso pr�ximo retiro!



Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda � uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmiss�o s�ria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, medita��o budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de v�rias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de v�rias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada � a �nica que existe at� os dias de hoje. � o budismo praticado na tail�ndia, sri lanka (ceil�o), birm�nia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos �ltimos 20 anos tiveram seu in�cio no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!