� Retiros


Irradiando a Mente Fraterna
(retiro realizado em fevereiro 2001 com o Vener�vel Henepola Gunaratana)

Bhante Gunaratana esteve em Belo Horizonte pela quarta vez neste m�s de fevereiro. Bhante ministrou um curso de tr�s dias sobre 'Buddhismo, Medita��o e o Amor Irradiante' nos dias 20, 21 e 22, seguido de um retiro de dez dias (23 de fevereiro a 4 de mar�o) sobre o mesmo tema. Os praticantes tamb�m puderam participar apenas do fim de semana inicial e/ou final do retiro longo. Cerca de vinte pessoas atenderam ao retiro longo, dezoito praticaram nos finais de semana e mais dezoito participaram pelos quatro dias do Carnaval.

Medita��o sobre a Amizade Universal
Vener�vel Henepola Gunaratana

Algumas vezes a pr�tica da medita��o da vis�o clara pode ser interpretada como um tipo de pr�tica que faz com que o meditante se torne um indiv�duo sem cora��o ou indiferente, como um vegetal, sem amor e compaix�o para com os outros seres vivos. Devemos entretanto nos lembrar que o Buddha nos aconselhou enfaticamente a cultivar os quatro sublimes estados mentais: a amizade universal, a compaix�o, a alegria apreciativa e a equanimidade. O primeiro desses quatro � t�o importante que o Buddha disse que aquele que depende inteiramente das outras pessoas para o pr�prio sustento pode pagar a sua d�vida aos sustentadores leigos praticando a amizade universal em dire��o a todos os seres vivos, mesmo que por um curto per�odo de tempo tanto quanto uma fra��o de um segundo a cada dia. O Karaniyametta Sutta diz: "Cultive esta vigil�ncia com determina��o. Este � o mais sublime estado aqui". A vigil�ncia � um dos mais importantes fatores de todo ensinamento do Buddha. Do dia em que ele atingiu a Ilumina��o at� morrer com a idade de 80 anos, em quase todas as palestras de Dhamma, ele falou ou incentivou a vigil�ncia. Quando ele iguala a pr�tica da amizade universal com a da vigil�ncia podemos entender o significado da pr�tica da amizade universal no ensinamento do Buddha. O Buddha a aperfei�oou para o atingimento da Ilumina��o e a equilibrou com a sabedoria. Mesmo ap�s o atingimento da Ilumina��o a primeira coisa que ele fazia todos os dias era entrar no atingimento da Grande Compaix�o, que � o resultado da pr�tica da amizade universal. Depois, ele investigava o mundo para ver se havia quaisquer seres que ele poderia ajudar a entender o Dhamma. Esses quatro estados sublimes da mente s�o chamados de Brahma Vihara, o melhor comportamento ou a melhor atitude. Os tr�s primeiros s�o fortes o suficiente para atingir os tr�s primeiros jhanas e o �ltimo para atingir o quarto jhana. Eles s�o t�o importantes na pr�tica da medita��o vipassana que s�o inclu�dos no segundo passo do Nobre Caminho �ctuplo. De fato, nenhuma concentra��o � poss�vel sem estes sublimes estados da mente, porque na sua aus�ncia a mente estaria preenchida de raiva, rigidez, preocupa��o, medo, tens�o e agita��o.