Livro: Céu Azul, Verde Mar

.

Céu Azul Verde Mar: Noções sobre o Buddhismo Coreano“Céu Azul Verde Mar: Noções sobre o Buddhismo Coreano”
Autor: Ricardo Sasaki
76 p.  Edição ebook pela Amazon
Edições Nalanda, 2005
Valor: R$ 8,79

É um prazer informar a republicação, agora em formato ebook, do livro “Céu Azul Verde Mar: Noções sobre o Budismo Coreano”, dedicado a apresentar alguns conceitos sobre o Budismo na Coréia, bem como sua história. Tomando como base um verso da tradição do Budismo Zen , ele foi escrito numa mescla de exposição histórica e experiências pessoais, com o objetivo de não ser apenas uma apresentação fria e seca de conceitos buddhistas, mas dar um toque de pessoalidade à história.
Eis o verso que permeia o conteúdo de “Céu Azul, Verde Mar”:

“O Céu Azul e o Verde Mar
São a Face Original do Buddha.
O som da cachoeira e o canto do pássaro
São as grandes escrituras.
Onde você está indo?
Olhe os seus passos.
A água flui para o mar
As nuvens flutuam em direção aos céus”.

Os 15 capítulos, então, se desenvolvem a partir daí, em quatro partes:
Parte 1 – Céu Azul e Verde Mar

Capítulo I: Sem Tempo para Perder

Capítulo II: A mente zen é a mente de todos os dias

Capítulo III: Encontrando o Ponto Primário

Capítulo IV: A Face Original do Buddha

Parte 2 – A Cachoeira e o Canto do Pássaro

Capítulo V: O Buddhismo chega na Coréia

Capítulo VI: Wônhyo

Capítulo VII: A Grinalda de Flores

Capítulo VIII: – O Significado da Experiência

Parte 3 – Onde Você Está Indo?

Capítulo IX: O Período Unificado de Silla

Capítulo X: O Período Koryô

Capítulo XI: O Período Choson/Yi

Parte 4 – As Águas Fluem para o Mar

Capítulo XII: Primeira Mente

Capítulo XIII: Por que Cantar?

Capítulo XIV: Mente Clara – Não Sei

Capítulo XV: A Água Flui para o Mar

 

O Buddhismo Coreano é uma das formas mais interessantes que tomou o ensinamento do Buddha nas terras asiáticas. Tendo em sua milenar história eruditos notáveis, monges dedicados e fiéis devotos, o Buddhismo que floresceu na Coréia possui características únicas. O compromisso de seus representantes em compreender profundamente a herança chinesa que receberam e resolver as dificuldades filosóficas que se evidenciaram durante o processo de transmissão dotou o Buddhismo Coreano de uma tonalidade conciliatória e sintética, disposta a levar às últimas conseqüências a análise detalhada dos textos e doutrinas herdadas a fim de encontrar o ponto em comum entre elas.

Conhecida como t’ong pulgyo (“Buddhismo interpenetrado”), essa é uma das características marcantes desse Buddhismo que se desenvolveu encaixado entre duas poderosas forças, o Buddhismo Chinês e o Japonês. A constante busca de conciliação doutrinal entre todas as formas de Buddhismo desenvolvidas na Índia e na China torna o Buddhismo Coreano especialmente interessante na época multiculturalista em que vivemos. Neste livro, Ricardo Sasaki alinhava, em quinze capítulos, sua experiência pessoal no Buddhismo Coreano com a descrição histórica de seu desenvolvimento. Um poema inicial se torna o fio condutor que levará o leitor a descobrir um novo mundo de significado.

ADQUIRA AGORA ESTE LIVRO

Quer saber sobre novos lançamentos? Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados, eventos, cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.

Nome Completo (necessário)

Seu Email (necessário)

captcha

Sua Mensagem (opcional)


  1. Na nova loja brasileira da Amazon você já pode comprar o livro em reais e lê-lo imediatamente no PC, notebook, smartphone ou iPad.

    Comprando nossos ebooks pela Amazon:

    Compre na Amazon

    Depois de comprar de forma segura no site da Amazon, você pode ler seu livro  na maioria dos smartphones, tablets e computadores: basta baixar gratuitamente o aplicativo que deseja usar. E pode mesmo ler o livro em mais de um aplicativo, incluíndo um Kindle ereader, se você já tiver um. Para facilitar, você pode agora mesmo baixar o aplicativo para o aparelho que deseja utilizar:
    Smartphones

    “Com um aplicativo de leitura kindle você pode fazer ajustes no tamanho do texto, no brilho da tela, na cor de fundo e na orientação da tela para ter uma experiência mais confortável durante a leitura”.


 

2 Comments:

  1. Celso Carrera

    Li o livro “Ceu Azul Verde Mar” em 2005, logo após um Work Shop com o Prof.Ricardo Sasaki. Gostei muito, e lerei novamente.

  2. Pingback: Dias pela paz na Coréia do Sul – 1 - Folhas no Caminho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>