Pensando o Buddhismo: Uma reflexão sobre as nobres verdades Ven. Bhikkhu BodhiAutor: Ven. Bhikkhu Bodhi
Tradução: Grupo de Tradução do Nalanda
Edição Impressa:
211 p. Edições Nalanda, 2000 | R$ 60,00 (frete gratuito)
Edição Ebook:
Edição ebook pela Amazon
Edições Nalanda, 2012 | Valor: R$ 19,99

Pensando o Buddhismo é uma coletânea de ensaios do Venerável Bhikkhu Bodhi, o bem conhecido expositor moderno das doutrinas buddhistas, tradutor emérito e Presidente da Buddhist Publication Society (BPS). Os ensaios apareceram entre 1985 e 1999 como editoriais dos boletins da BPS e apresentam um diversificado panorama do Buddhismo e suas várias facetas.

Faça o download de um capítulo

compre a edição impressa

compre o ebook na Amazon.com.br


PREFÁCIO DA EDIÇÃO BRASILEIRA 

“Pensando o Buddhismo” é uma coletânea de ensaios do Venerável Bhikkhu Bodhi, o bem conhecido expositor moderno das doutrinas buddhistas, tradutor emérito e ex-Presidente da Buddhist Publication Society (BPS). Os ensaios apareceram entre 1985 e 1999 como editoriais dos boletins da BPS e apresentam um diversificado panorama do Buddhismo e suas várias facetas.

Bhikkhu Bodhi nasceu em Nova York em 1944 e se doutorou em filosofia pela Claremont Graduate School. Em 1972, viajou para o Sri Lanka, recebendo, no mesmo ano, a ordenação como noviço na Sangha buddhista. Um ano mais tarde, recebeu a ordenação como monge (bhikkhu). Seu preceptor e mestre foi o Venerável Balangoda Ananda Maitreya, um dos mais conhecidos monges singhaleses, respeitado em todo o mundo buddhista por sua profunda erudição. Com ele, o Venerável Bodhi estudou a língua pāli e o Dhamma. Associando-se mais tarde ao Venerável Nyanaponika, conhecido monge alemão, Bhikkhu Bodhi tornou-se o editor da Buddhist Publication Society em 1984, e, quatro anos mais tarde, com a aposentadoria do Venerável Nyanaponika – fundador e presidente da BPS desde seu início em 1958 – nosso autor se tornou seu presidente.

Bhikkhu Bodhi, além de seu incansável trabalho frente à BPS, é também escritor de várias obras e tradutor de dois grandes volumes das escrituras, o Majjhima Nikāya, o Samyutta Nikāya e o Anguttara Nikāya, juntos compreendendo mais de 6500 de páginas traduzidas, como também de outros suttas isolados.

Em 1994, poucos meses após a morte do grande kalyānamitta (amigo espiritual) que foi o Venerável Nyanaponika, tive a grata oportunidade de encontrar o Venerável Bodhi na sede da Buddhist  Publication Society no Sri Lanka. Nessa ocasião, firmamos um contrato entre a BPS, que é a maior editora Theravāda do mundo, e o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda para a publicação dos livros editados por ela na América do Sul.

“Pensando o Buddhismo” é o primeiro fruto dessa associação, a qual terá continuidade com vários títulos já em preparação. Os vários ensaios foram traduzidos por diferentes membros do Centro Nalanda. Que através da leitura desse potente pensador buddhista, o Dhamma – o ensinamento do Buddha – seja melhor conhecido entre os brasileiros que buscam no Buddhismo o lugar seguro e pacífico que é o fruto do verdadeiro caminho espiritual.

Ricardo Sasaki
Editor


Comentários de leitores

Ótimo livro para quem gosta do tema e para quem quer conhecer mais profundamente o Buddhismo Theravada. O autor é excepcional!

 

Excelente! Uma reflexão lúcida sobre o budismo e a vida cotidiana. Recomendo para quem como eu não conhece muito o budismo, mas gostaria de entender mais.

 

Um livro para se ter sempre na cabeceira da cama. Essa rica coletânea de artigos instrutivos do renomado Bhikkhu Bodhi servem de excelente orientação para prática do budismo no dia a dia, clareando incompreensões e expandindo nossa visão do que é o budismo. Imperdível!

 

O que é valorizado aqui é um dos mais caros princípios do método buddhista para o Despertar: a capacidade de observação e de reflexão sábia com respeito ao mundo. Em cada um destes ensaios o Venerável Bhikkhu Bodhi nos convida a exercitar nossa capacidade de pensar através dos profundos insights da filosofia buddhista tornando possível a adequada compreensão do que é e do valor real de uma ‘mente vazia’.

Uma obra extraordinária de clareza rigor e inteligência própria de um verdadeiro discípulo do Buddha.
Agradeço também a tradução para português, visto não serem muitas as traduções de Bhikkhu Bodhi para a nossa língua


Comprou, leu e gostou do livro? Se você escrever uma avaliação no site da Amazon e nos avisar, nós mandaremos um ebook gratuito sobre Buddhismo no formato que você desejar.


Quer saber sobre novos lançamentos? Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias por email sobre novos textos selecionados, eventos, cursos online e lançamentos de livros. Enviamos no máximo 1 email por semana.

 

1 COMMENT

Comments are closed.