Retiro de Carnaval 2022, com Ven. Dhammadipa

“Ven. Dhammadipa é um professor de meditação
altamente qualificado, o qual treinou
tanto em meditação samatha quanto
em vipassana, sob eminentes professores
do Sri Lanka e Birmânia, hábil no ensino
tanto de ocidentais quanto de asiáticos”.
–Venerável Bhikkhu Bodhi

É um grande prazer para o Centro de Estudos Nalanda informar sobre nosso Retiro de Carnaval de 2022, que será realizado totalmente online com a orientação do Venerável Dhammadipa durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, e 1o. de março. Desfrute de 4 dias de mindfulness e presença, num ambiente virtual facilitador, adequado para meditantes iniciantes e experientes.

Neste retiro de meditação, o Venerável Dhammadipa abordará o tema de mindfulness com base no Śrāvakabhūmi (Os Estágios dos Ouvintes) de Ārya Asaṅga, composto em sânscrito entre os anos 300 e 350. Uma tradução do texto-raiz será oferecida aos participantes.

Nascido na República Tcheca, o Ven. Dhammadipa é um professor de meditação mundialmente reconhecido, com um profundo entendimento da meditação em seu aspecto prático e teórico, tanto na tradição Theravāda quanto Mahāyāna. Inicialmente sacerdote do buddhismo japonês, em 1987 ele recebeu a ordenação tradicional Theravāda no Sri Lanka, onde praticou sob o Ven. Sri Ñanarama Mahathera.

Em 1989 recebeu a ordenação como monge Mahāyāna no Hsi Lai Temple de Los Angeles. Em 1996 praticou meditação sob a tutela de um dos principais mestres de meditação da atualidade, Ven. Pa Auk Sayadaw de Myanmar (Birmânia) e é considerado pelo Sayadaw como sendo o primeiro discípulo ocidental qualificado a ensinar meditação nessa linhagem.

Nos últimos treze anos, o Ven. Dhammadipa tem ensinado meditação em mosteiros ocidentais e asiáticos, bem como em universidades em todo o mundo, passando vários meses por ano na Índia, Nepal e China onde ensina em universidades e mosteiros usando as próprias línguas locais.

Uma extensa biografia do Ven. Dhammadipa pode ser encontrada no final dessa página

Uma entrevista em inglês do Ven. Dhammadipa sobre o tema do buddhismo para ocidentais pode ser encontrada aqui.


Conteúdo

Meditando com o Venerável Dhammadipa – um retiro online de 4 dias

Venerável Dhammadipa
Dhammadipa Bhikkhu

Um retiro é uma maneira de praticar a meditação e a visão contemplativa de um modo mais sistematizado. Tendo horários pré-estabelecidos para aulas de dharma e sessões de meditação, conseguimos melhor aquietar a mente e permanecer no momento presente com clareza e concentração. As Aulas de Dhamma servem para nos inspirar ao longo do dia, e as sessões em grupo fortalecem nosso senso de comunidade.

Este será um retiro totalmente online. Idealmente os participantes devem buscar participar da forma mais integral possível nos horários do retiro, para seu próprio benefício. Sabemos entretanto que nem todos poderão fazê-lo. Nesse sentido escolham aqueles horários que poderão estar presentes e formem a decisão de estarem de coração aberto e dedicados às atividades escolhidas. Mesmo com a participação parcial seremos capazes de passar os quatro dias de retiro com menos distração e preocupações, e com a mente voltada para a experiência do Dhamma.

Alguns dos participantes estão se preparando para estar em um lugar mais solitário durante o retiro, de modo a participarem integralmente. Mas cada participante é livre para se adequar da melhor maneira diante de suas necessidades de alimentação, família, trabalho, etc. Procure se abster ao máximo da conversação e tente manter o silêncio o máximo possível nos intervalos, inclusive nas refeições.

Programação para os 4 dias de retiro

06h00 – Sala Aberta – Meditação silenciosa

06h30 ~ 7h30- Yoga

07h30 ~ 08h30 – Aula de Dhamma

08h30 – intervalo

10h00 ~ 11h00 – Aula de Dhamma

14h30 ~ 15h30 – Aula de Dhamma

15h30 – intervalo

16h00 ~ 16h45 – Meditação Sentada

16h45 ~ 17h30 – Meditação Andando

17h30 ~ 18h15 – Meditação Sentada

18:15 ~ 18h45 – Yoga

18h45 – intervalo

20h00 ~ 21h00 – Meditação Sentada

O Ven. Dhammadipa estará presente nos horários marcados como Aula de Dhamma, que contará com tradução para o português. As Aulas de Yoga e movimentos serão dadas pelos professores Andrea Wellbaum, Paulo Klautau e Décio Oliveira, e algumas das meditações conduzidas ou acompanhadas por Malu Viana, Eduardo Janiszewski, Anne Marie Mader e Ricardo Sasaki. Nos demais horários de meditação manteremos as salas abertas para a prática em grupo.

Todo o encontro ocorrerá por meio do aplicativo Zoom. É possível participar via PC, Mac, tablet ou smartphone, sendo necessário câmera e microfone instalados. As instruções de acesso serão enviadas após a inscrição.

Escolham um lugar calmo para participarem das aulas e sessões de meditação. Se com o vídeo aberto, mantenham-se sentados e numa posição digna. Não comam, conversem ou façam qualquer outra atividade. Comportem-se nas sessões como se estivessem presentes em pessoa. Mantenham sempre o microfone desligado, a não ser se instruído ao contrário.

Inscrição

A pandemia do covid-19 afetou severamente os centros buddhistas, os quais precisaram interromper suas atividades presenciais, enquanto que mantendo os gastos de aluguel, luz, manutenção, etc. Também para professores que dependem para sua subsistência das doações ofertadas, a crise econômica geral causada pela pandemia afetou significativamente sua situação. Gostaríamos que nossas atividades online, e este retiro em particular, pudesse colaborar para o apoio financeiro do Centro Nalanda (enquanto instituição organizadora) e do Ven. Dhammadipa.

Estamos oferecendo a participação neste retiro por meio de uma escala flexível onde o praticante pode escolher qualquer valor dentro da escala (explicamos isso mais abaixo). Porém gostaríamos também de oferecer uma assistência financeira extra para aqueles que não puderem oferecer mesmo o menor valor da escala flexível sugerida.

Escala flexível para este retiro: R$ 350,00 ~ R$ 600,00

A escala flexível é oferecida para possibilitar:

a) uma oportunidade para aqueles que estejam passando por alguma dificuldade que não permita que contribuam com o valor cheio. Oferecemos assim a possibilidade de contribuírem com um valor menor;

b) uma oportunidade para aqueles que estejam em condições financeiras de colaborar mais com o trabalho do professor e do centro, permitindo também que possamos oferecer as atividades com valores menores para aqueles na situação a) e em geral.

A escala flexível permite que cada um, segundo suas condições e consciência, escolha o valor dentro da escala apresentada. Doações acima da escala sugerida serão muito bem-vindas.

Bolsa para aqueles que não estão em condição de colaborar dentro da escala flexível: 40% e 50% do valor base de 500,00. Pedimos que as bolsas sejam pedidas com consciência e real necessidade. Bolsas integrais poderão ser consideradas dependendo da necessidade e disponibilidade de vagas. Faça sua inscrição para entrar na fila de espera.

Caso a pessoa desista de participar após ter feito a inscrição, haverá uma taxa de 100,00 não retornável.

Após o recebimento do formulário de inscrição e email com o comprovante de depósito, aguarde até 72 horas para receber um email de confirmação com as instruções de acesso. Não recebendo até 72 horas, por favor entre novamente em contato.

~ Faça Agora sua Inscrição ~

Opções de pagamento:

a) Pix: [email protected] (forma preferencial)

b) Depósito bancário:
Banco: 290 – PagSeguro Internet S.A. (esta é nossa conta de preferência)
agência: 0001
conta: 07052171-1
em nome de “Centro de Estudos Buddhistas Nalanda”
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.
* Precisa de nosso CNPJ? Por favor, requisite por email.

c) Outros bancos? Se não for possível depositar na conta acima, entre em contato conosco por email, para obter dados de Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Nubank ou Inter.

d) Podemos também enviar um boleto para você pagar como preferir via qualquer banco.

Quer mais informações antes de se inscrever? Clique neste link para nos enviar mensagens no WhatsApp: https://wa.me/553135824644 ou inclua o telefone: +553135824644 (exclusivamente para WhatsApp).

Entre em nosso canal do Telegram para receber notícias atualizadas sobre nossas atividades

Os valores nos ajudam com a manutenção do Centro Nalanda e do Centro de Retiros Nalandarama, bem como com as despesas com transmissão, plataforma e hospedagem. Finanças estão muito apertadas? Converse conosco.

Lembre-se de que você deve enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito para darmos continuidade à sua inscrição.(obrigatório)


MAIS SOBRE o Venerável Dhammadipa



O PROFESSOR:

Agora com 73 anos de idade, o Venerável Dhammadipa nasceu na República Tcheca em 1949. Estudou Literatura e Filosofia Chinesa na Universidade de Praga, graduando-se em 1969, partindo para o estudo de Literatura Russa na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde recebeu graduação em 1973.

No final dos anos 70, o Venerável começou seus estudos buddhistas em Berlin, para onde emigrou como refugiado após a invasão da Tchecoslováquia pela União Soviética. Em 1977, recebeu o mestrado em Literatura e Filosofia Chinesa pela Universidade de Paris. Em 1979, inscreveu-se na Universidade Nalanda na Índia (onde também estudou Francês e Alemão) a fim de estudar Sânscrito e Filosofia Buddhista. Após graduar-se em Nalanda em 1984, retornou para a Universidade de Berlin para servir como bibliotecário associado.

Em 1986, o Venerável foi ao Japão e estudou sob o Mestre Zen Harada Sensei Roshi da Escola Soto (Caodong em chinês). Foi dado a ele o nome de dharma Xing-Kong (que significa Natureza do Vazio).

Em 1987, com o encorajamento do Venerável Athurugiriye Nyanavimala Mahathera, Venerável Wijayasoma Mahathera e Venerável Dikwelle Mahinda, ordenou-se monge em Meetirigala, recebendo o nome de dharma Dhammadipa (‘ilha’ ou ‘lâmpada’ do Buddhismo ou do Dharma). Recebeu a ordenação completa como bhikkhu (monge) Theravada no Sri Lanka, onde praticou meditação sob a orientação de seu preceptor, Venerável Nanarama Mahathera. Em 1989, recebeu a Tríplice ordenação como monge Mahayana no Templo Hsi Lai em Los Angeles e começou a ensinar o Dharma nos EUA, Alemanha e Taiwan.

Em 1996, o Venerável foi a Myanmar (Birmânia) a fim de praticar meditação com o Mestre contemporâneo Venerável Pa Auk Sayadaw, e foi reconhecido pelo Sayadaw como o primeiro dos discípulos ocidentais do Sayadaw como qualificado a ensinar meditação. Desde então tem ensinado as meditações Samatha (estados mentais de tranquilidade) e Vipassana (a visão direta do Dharma) em mosteiros e universidades em todo mundo.

O Venerável Dhammadipa fala tcheco, francês, alemão, inglês, russo e chinês fluente. Ele lê e traduz textos buddhistas do pali e sânscrito. Suas obras traduzidas para o francês e tcheco incluem o Tratado sobre o Despertar da Fé no Mahayana (Mahayanasraddhotpada-sastra), A Entrada no Caminho do Bodhisattva (Bodhicaryavatara) e uma Coleção dos Poemas de Han-San. Seus ensinamentos em Taiwan foram compilados e publicados em chinês.

No decorrer dos anos o Venerável apresentou os ensinamentos do Dharma e dirigiu retiros de meditação por toda a Europa, América do Norte, Taiwan e China continental, Índia e Sudeste Asiático. Pessoalmente, tem um estilo gentil e fácil de se relacionar. Seu ensinamento segue a estrutura do clássico comentário do Buddhismo Theravada, O Caminho da Purificação (pali: Visuddhimagga): com o início pelo treinamento nos preceitos (virtude) que estabelece a fundação para o treinamento em concentração e então o desenvolvimento da sabedoria. O Venerável ensina que o conhecimento do modo buddhista deveria ser aplicado na prática e verificado em primeira mão através da experiência direta. O praticante deveria fazer um grande voto em trilhar o caminho e realizar o  dharma para o benefício de todos os seres sencientes.

O Venerável Dhammadipa é uma rara joia no buddhismo contemporâneo.

(Texto originariamente escrito por Hanlin Wang,
traduzido por George Yeh, editado por Bill Rittenberg)

Quer mais informações antes de se inscrever? Clique neste link para nos enviar mensagens no WhatsApp: https://wa.me/553135824644 ou inclua o telefone: +553135824644 (exclusivamente para WhatsApp).


Hall de Meditação do Nalandarama, onde realizamos nossos retiros presenciais
A entrada do Nalandarama, onde realizamos nossos retiros presenciais
Floresta do Nalandarama, onde realizamos nossos retiros presenciais