Minicurso online: 5 encontros de 1h15m

Conteúdo

Descrição

Conhecido como o Ensinamento sobre a Colocação em Movimento da Roda do Dhamma, o Dhammacakkappavattana Sutta é um ensinamento essencial do Buddha, base para todas as tradições buddhistas existentes. Temas como as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo, o Caminho do Meio, a Impermanência e a doutrina da Cooriginação Dependente estão presentes neste que tradicionalmente é considerado o primeiro sermão dado pelo Buddha. Neste minicurso discutiremos alguns tópicos importantes para o praticante que queira aprofundar seu entendimento das doutrinas de base do Dhamma, e a relevância para sua prática de meditação.

O minicurso

Este minicurso consiste de aulas gravadas que se tornarão disponíveis a partir de cada terça-feira, nas seguintes datas:

28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio, sendo que a 1a aula será ao vivo, ocorrendo na terça, 28 de abril, das 20h00 às 21h00, com uma meditação introdutória e uma visão geral sobre o cânone buddhista e o lugar deste ensinamento.

A gravação em vídeo das aulas fica disponível na plataforma de EAD por quatro meses, juntamente com demais materiais de estudo. Discussões ocorrem ao longo da semana em grupo exclusivo.

Requisitos

  • Não há pré-requisitos para este curso. O curso segue uma abordagem baseada na tradição buddhista, usando de material canônico tanto da tradição Theravada quando Mahayana, mas não é necessário um conhecimento prévio do buddhismo ou das tradições mencionadas, nem seu proveito para a própria prática meditava é dependente disso.

Para quem é este curso

  • Para qualquer um que queira conhecer a partir das fontes originais e canônicas os elementos fundamentais do que é considerado o primeiro ensinamento do Buddha.

Quem ministra

Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.

Participação

R$ 100,00 participação online para não-membros

R$ 60,00 participação online para membros apoiadores

Gratuito para membros-patronos

Todos os inscritos terão gratuidade nas ‘miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista’ ocorrendo no mês de maio, às terças e quintas, das 17h30 às 18h00

Para participar deste minicurso é essencial a inscrição.

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO 👈

Quer mais informações antes de se inscrever? Clique neste link para nos enviar mensagens no WhatsApp: https://wa.me/553135824644 ou inclua o telefone: +553135824644 (exclusivamente para WhatsApp). Você pode também enviar email para nós por meio do formulário abaixo.