.

por Bhikkhu Bodhi:

“Nosso primeiro encontro com o Buddhismo nos confronta com um paradoxo. Intelectualmente, ele parece ser o deleite do livre pensador: sóbrio, realista, não dogmático, quase científico, em sua estrutura e em seu método. Mas, se entramos em contato íntimo com o Dhamma vivo, descobrimos logo que ele tem um outro lado que parece ser a antítese de todos os nossos pressupostos racionalistas. Ainda aqui não encontramos credos rígidos ou especulações aleatórias, mas não deixamos de encontrar ideais religiosos de renúncia, contemplação e devoção; um corpo de doutrinas lidando com temas que transcendem a percepção sensorial e o pensamento; e – talvez o que seja mais desconcertante – um programa de treinamento no qual a fé …”

Leia o artigo completo do Bhikkhu Bodhi falando sobre o papel da fé e da investigação na tradição buddhista Theravada na seção de autores da Sala de Estudos. Ele é parte do livro “Pensando o Buddhismo, publicado por Edições Nalanda.


Bhikkhu Bodhi é um monge buddhista americano de Nova York. nasceu em Brooklyn, New York, em 1944, obteve seu BA em Filosofia do Brooklyn College (1966) e um PhD em Filosofia da Claremont Graduate School (1972).

Atraído pelo Buddhismo quando tinha 20 e poucos anos, após completar seus estudos universitários viajou para o Sri Lanka, onde recebeu a ordenação de noviço em 1972 e a ordenação completa em 1973, ambas do Ven. Ananda Maitreya, o principal dos monges-eruditos do Sri Lankan nos tempos atuais.

Ele foi indicado como editor Buddhist Publication Society (no Sri Lanka) em 1984 e como seu presidente em 1988. Ven. Bodhi possui muitas publicações em seu crédito, seja como autor, tradutor ou editor, incluindo the Buddha — A Translation of the Majjhima Nikaya (cotraduzido com Ven. Bhikkhu Nanamoli (1995), The Connected Discourses of the Buddha — a New Translation of the Samyutta Nikaya (2000), e In the Buddha’s Words (2005).

Em maio de 2000 ele fez a apresentação de honra nas Nações Unidas em sua primeira celebração oficial de Vesak (o dia do nascimento, iluminação e falecimento do Buddha). Ele retornou aos EUA em 2002. Atualmente reside no Chuang Yen Monastery onde ensina, bem como no Bodhi Monastery. É atualmente o chairman da Yin Shun Foundation.

2 COMMENTS

  1. Sem alguma fé, talvez não consigamos com êxito,sequer atravessar a rua…

Comments are closed.