» Buddhismo Theravada

O Buddhismo Theravada é atualmente a maior escola buddhista existente, sendo praticada predominantemente no Sri Lanka, Thailândia, Myanmar (Birmânia), Laos e Cambodja e com expressiva presença em países como o Vietnam, Malásia, Estados Unidos e Inglaterra.

O Theravada atribui seu começo aos próprios ensinamentos do Buddha e é a única das escolas antigas que está viva até hoje e com um corpo canônico integral.

Por volta de 380 a.C., cem anos após a morte do Buddha, se dá a primeira divisão da Sangha (comunidade monástica) buddhista, com a formação de dois grandes blocos: o Sthaviravada e o Mahasanghika. Nas décadas subseqüentes esses dois grupos irão também se dividir até formarem por volta de 18 escolas.

Por volta de 280 a.C. se dá o Terceiro Concílio, exclusivo do ramo Sthaviravada, onde o grupo Sarvastivada se separa, e que define a doutrina Sthaviravada como a visão ortodoxa. Ashoka, o grande imperador que unificou a Índia, envia emissários para os quatro cantos do mundo (há indícios de missionários buddhistas até mesmo na Grécia e Egito) e uma das correntes missionárias chega ao Sri Lanka, encabeçada pelo próprio filho de Ashoka, o arahant Mahinda. Lá, o Sthaviravada assume o nome em pali Theravada. Utilizando-se do dialeto indiano chamado "pali", que significa "texto das escrituras", o Theravada, então, expande-se para vários outros países.

Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda. Saiba mais sobre o Budismo!