.

Nalanda no Anchieta

O ano de 2002 foi extremamente produtivo para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Além dos cursos regulares e alguns miniretiros em nossa nova sede em Belo Horizonte, à rua Muzambinho, foram realizados também vários  retiros e workshops em nosso Centro de Retiros Nalandarama, ministrados tanto pelo diretor do Centro Nalanda, Ricardo Sasaki, quanto por professores convidados.

Eis aqui alguns destaques:

Conteúdo

Março

Em março de 2002 demos início aos “Seminários de Sophia Perennis – A Arte Tradicional da Índia”. Este conjunto de palestras e estudos foi baseado em uma tradução e compilação feita por Ricardo Sasaki de uma obra sobre os aspectos mais profundos e espirituais da arte segundo a perspectiva indiana, a partir dos escritos de Ananda Coomaraswamy.

A teoria indiana da arte, com sua inseparável ligação com a espiritualidade oriental, abre ponderações importantíssimas para todos os aspectos da vida espiritual, e, quando iluminada pelas explicações de Coomaraswamy, tornam-se portas para a visão de um mundo superior de significados. A iconografia, as noções de representação ideal, o papel da perspectiva e das relações espaciais são por Coomaraswamy relacionadas ao espectro da atividade espiritual, o conhecimento da mente e a jornada de realização, com seus paralelos nas artes chinesa e europeia medieval.

Abril

Em abril organizamos a vinda do venerável Puhuwelle Vipassi, monge do Sri Lanka residente no Brasil. O retiro foi realizado em nosso Centro de Retiros Nalandarama, ocasião em que foram realizadas palestras, meditações e recitação de suttas.

Uma nova edição limitada de nosso “O Livro das Devoções – escrituras buddhistas para meditar e recitar” foi publicada este ano. Este é o primeiro livro de recitações em pāli e português já publicado no Brasil, constituindo de várias escrituras, versos e reflexões, todas elas comumente usadas dentro da tradição buddhista Theravāda. Traduzidos por Ricardo Sasaki, a tradução do original pāli procurou ser a mais fiel possível à letra e ao espírito da mensagem, e um especial e distinto cuidado foi o de apresentar, o mais frequentemente possível, as recitações de uma forma que fosse possível acompanhar a tradução em português na mesma ordem em que o original pāli é apresentado. O autor procurou o equilíbrio entre passagens de sabedoria e de devoção. Passagens que falem tanto para a mente quanto para o coração.

Maio

48 Respostas sobre o BudddhismoEm maio tivemos a visita para palestras e um retiro do Venerável Homagama Kondañña, natural do Sri Lanka, que esteve em Belo Horizonte.

Também em maio o Nalanda esteve presente no Vesak 2002, realizado em São Paulo, conglomerando vários templos e centros buddhistas da cidade.

Ainda em maio tivemos a grande satisfação de lançar em português o segundo livro de nosso mestre, o venerável Ajahn Buddhadāsa, “48 Respostas Sobre o Buddhismo”, com tradução de Ricardo Sasaki

Junho

Tivemos o prazer de receber neste mês de junho o professor Maurício Ghigonetto (Pen Juo) do Templo Zu Lai de São Paulo para um workshop de fim-de-semana enfocando meditação Ch’an (Zen), relações de família e buddhismo engajado.No sábado foi enfocado o tema Buddhismo e Família, com ideias de como desenvolver os preceitos buddhistas em casa e em especial com as crianças.

No domingo o tema foi o Buddhismo Humanista, baseado no conceito que o venerável Hsing Yun vem desenvolvendo ao longo dos anos sobre Buddhismo engajado. O professor Pen Juo compartilhou ideias e práticas sobre como o Buddhismo pode ir muito além da prática dentro dos templos e como utilizá-lo para o benefício da sociedade que nos cerca.

Setembro

Foi com imensa satisfação que em setembro recebemos a Mestra Zen do Buddhismo Coreano, Heila Poep Su Nim, em sua segunda visita ao Brasil a convite do Centro Nalanda e do Grupo Zen de Porto Alegre. Ela veio acompanhada de seu marido, Rodney Downey que também é professor de Dharma. Ambos são discípulos do renomado mestre zen Seung Sahn, 78o.Patriarca do Buddhismo Coreano. Foram realizados retiros e palestras em Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre, uma oportunidade imperdível para conhecer uma forma pura do Zen. O tema principal dos encontros foi “A Base de nossa Prática: Como Nós Praticamos?”, enfocando os limites que encontramos na prática do Caminho e as maneiras habilidosas de se lidar com a estagnação, desenvolver a motivação correta, e viver de forma significativa.

Também neste mês iniciamos um curso sobre uma escritura fundamental do Zen, “Uma Exposição detalhada do Sutra do Coração (Mahā Prajñā Paramitā Hrdaya Sūtra)”, abordando contexto histórico, análise pormenorizada de cada palavra, relação com o cânon pali e análise de traduções, ministrado por Ricardo Sasaki a partir de sua própria tradução do sūtra segundo originais orientais.

Novembro

Novembro foi marcado pelo falecimento de Minnie Somi Kubose, esposa do Rev. Gyomay M. Kubose. Minnie e Gyomay fundaram o Buddhist Temple of Chicago em 1944. Após estudar no Japão, ela adquiriu seu chamei/nome-de-chá, Somi, e a posição de instrutora na Tradição Urasenke de Chá. Ela ensinou o Caminho do Chá desde 1969 e recebeu o Kyoju, o mais alto grau de mérito como instrutora de chá de Sen Shoshitu XV, o Grão-Mestre da Tradição Urasenke de Chá. Atingiu também a posição de instrutora da Tradição Ikenobo de Arranjo Floral. Aos 87 anos, ela partiu deixando seus filhos, Don (Joyce) Kubose e Rev. Koyo (Adrienne) Kubose; filha Joyce (Robert) Prosise; netos Kristine Perry, Darren (Tina) Kubose, Shauna (Richardson) Fleuridor, Kanon Kubose e Tate (Denise) Kubose; e bisnetos Kamryn e Emiko Kubose e Marika e Karissa Perry. Tendo conhecido pessoalmente o maravilhoso casal que teve uma grande influência em nosso caminho, Ricardo Sasaki e o Centro Nalanda gostariam de expressar seus melhores sentimentos nesse momento de passagem.