Nas tardes de terças e quintas acontecem as miniaulas de filosofia, história, psicologia e prática a partir da perspectiva buddhista.

Os encontros ocorrem das 17h30 às 18h00. São geralmente seis encontros no mês, conforme as datas abaixo. Cada encontro toca num tema que será exposto sublinhando algum aspecto filosófico, existencial, etimológico ou histórico que inspire o entendimento e a relevância do Dhamma (Dharma) em nossas vidas.

Em SETEMBRO serão apenas 5 encontros, os quais serão destinados a por uma ordem no seu conhecimento do buddhismo dentro de uma perspectiva histórica. Eis os dias dos encontros: 14, 16, 21, 28 e 30

Programa:

14 (terça): O buddhismo das origens

16 (quinta): O buddhismo dos nikayas

21 (terça): O buddhismo abhidhármico

28 (terça): O buddhismo popular

30 (quinta): O buddhismo dos yogues

Miniaulas passadas


Quem ministra

Ricardo Sasaki (Dhanapala): é o Diretor-Fundador do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda. Dedicado ao buddhismo desde o começo dos anos 80, recebeu ensinamentos de renomados professores buddhistas, como Ajahn Buddhadasa e Anagarika Munindra. Além de seu trabalho como psicólogo clínico, ele desenvolve também um trabalho de escrita e tradução, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem ensinado filosofia buddhista e meditação no Brasil e na Europa como também participado de numerosos congressos internacionais. É um dos professores do Numi – Núcleo de Mindfulness de Minas Gerais. Recebeu sua certificação como dhammacariya (professor de Dharma – pronuncia-se ‘dhammatchária‘ : Dhamma/skr.Dharma = ensinamento do Buddha  : Acariya = professor/mestre) do Aggamahapandita Rewata Dhamma Sayadaw, e posteriormente o título de “Mahāsadhammajotikadhaja” em Myanmar/Birmânia. É também um professor de Dharma (Sensei) e ministro de Dharma na linhagem do Rev. Gyomay Kubose na tradição Mahāyāna.


As miniaulas ocorrem por meio do aplicativo Zoom. É possível participar via PC, Mac, tablet ou smartfone, sendo necessário câmera e microfone instalados.

As aulas começam pontualmente às 17h30. Por favor, mantenham os microfones em mudo durante a aula.

Participação no conjunto das miniaulas:
.: Membros-patronos do Nalanda: gratuito (não é necessário fazer inscrição e receberão um email específico) – os membros-patronos também têm gratuidade no minicurso do mês, que ocorre nas terças de noite, e às salas virtuais com outros participantes ao longo da semana, além de um grupo exclusivo de WhatsApp).
.: Membros-apoiadores do Nalanda: 30,00
.: Não-membros: 45,00
* Todos terão acesso às gravações até a 1a semana do mês seguinte.

  • * O link para as aulas será enviado por email uma semana antes da primeira aula.

Os valores nos ajudam com a manutenção do Centro Nalanda e do Centro de Retiros Nalandarama, bem como com as despesas com transmissão, plataforma e hospedagem. Finanças estão muito apertadas? Peça por uma bolsa.

A contribuição pode ser feita por:

(1) Pix: [email protected]

(2) Depósito bancário (clique no link)

(3) Via Pagseguro

Membro-apoiador:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Não-membro:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

(4) Picpay (https://picpay.me/nalanda)


Lembre-se de que você deve enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito para darmos continuidade à sua inscrição.(obrigatório)