[Capítulo 2. Ganância]

Mal sabia o pobre Mittavinda que suas vidas de fome constante estavam prestes a acabar. Após perambular, ele acabou chegando em Benares.

Naquele tempo o Ser da Iluminação levava a vida de um famoso professor em Benares. Ele tinha 500 alunos. Como um ato de caridade, as pessoas da cidade apoiavam esses pobres estudantes com comida. Eles também pagavam as taxas do professor por lhes ensinar.

Foi permitindo a Mittavinda que se juntasse a eles. Ele começou a estudar com o grande professor. E, finalmente, ele começou a comer regularmente.

Mas ele não prestou atenção aos ensinamentos do sábio mestre. Ele foi desobediente e violento. Durante 500 vidas como cão faminto, brigar havia se tornado um hábito. Então ele constantemente entrava em atrito corporal com os outros alunos.

A situação ficou tão ruim que muitos estudantes desistiram. A renda do professor mundialmente famoso diminuiu até quase nada. Em razão de todas essas brigas, Mittavinda foi finalmente forçado a sair de Benares.

Ele encontrou um pequeno vilarejo remoto. Ele viveu lá como trabalhador braçal, casou-se com uma mulher muito pobre e teve dois filhos.

Descobriram que ele havia estudado com o professor mundialmente conhecido de Benares. Então os pobres moradores do vilarejo o escolheram como conselheiro, quando surgiam dúvidas. Eles lhe deram um lugar para morar perto da entrada do vilarejo. Então eles começaram a seguir seus conselhos.

Mas as coisas não iam bem. O vilarejo foi multado sete vezes pelo rei. Sete vezes suas casas foram queimadas. E sete vezes o açude da cidade secou.

Eles perceberam que todos os seus problemas começaram quando eles começaram a seguir os conselhos de Mittavinda. Então eles expulsaram Mittavinda e sua família do vilarejo. Eles gritaram: “Vá embora para sempre! Você é uma maldição!”

Ao fugirem, eles passaram por uma floresta assombrada. Demônios saíram das sombras e mataram e comeram sua mulher e filhos. Mas Mittavinda escapou.

Ele chegou até uma cidade portuária. Ele estava só, miserável e sem dinheiro. Mas havia um rico comerciante que vivia na cidade. Ele ouviu a história dos infortúnios de Mittavinda. Como eles não tinham filhos, ele e sua mulher adotaram Mittavinda. De qualquer forma, eles o trataram exatamente como um filho.

Seus novos pais eram muito religiosos. Eles sempre tentaram fazer coisas corretas. Mas Mittavinda ainda não havia aprendido sua lição. Ele não aceitava qualquer religião, então ele frequentemente fazia coisas erradas.

Algum tempo depois da morte de seu pai, sua mãe decidiu ajudá-lo a entrar na vida religiosa. Ela disse: “Há esse mundo e há o próximo. Se você fizer coisas erradas, você sofrerá resultados dolorosos nos dois mundos”.

Mas o tolo Mittavinda respondeu: “Farei tudo o que eu gosto e ficarei cada vez mais feliz. Não há sentido em considerar se o que eu faço é correto ou incorreto. Eu não ligo para essas coisas!”

No próximo dia sagrado de lua cheia, a mãe de Mittavinda o aconselhou a ir ao templo e ouvir as sábias palavras dos monges durante toda a noite. Ele disse: “Eu não vou desperdiçar meu tempo!” Então ela disse: “Quando você voltar eu te darei mil moedas de ouro.”

Mittavinda pensou que com dinheiro suficiente ele poderia se divertir constantemente e ser feliz o tempo todo. Então ele foi ao templo. Mas ele sentou no cantinho, não prestou atenção e dormiu a noite toda. No dia seguinte ele foi para casa para receber sua recompensa.

Enquanto isso, sua mãe pensou que ele teria gostado dos sábios ensinamentos. E ele traria o monge mais velho para casa com ele. Então ela preparou uma comida deliciosa para o convidado esperado. Quando ela o viu retornando sozinho, ela disse: “Oh meu filho, por que você não convidou o monge mais velho para vir com você para o café da manhã?”

Ele disse: “Eu não fui ao tempo para escutar um monge ou trazê-lo para casa. Eu fui apenas para receber suas mil moedas de ouro!” Sua mãe, desapontada, disse: “Não se importe com o dinheiro. Já que tem tanta comida preparada apenas coma e durma”. Ele respondeu: “Eu me recuso a comer até que você me dê o dinheiro”. Então ela o deu mil moedas de ouro. Apenas então ele comeu apressadamente a comida até que teve de adormecer.

Mittavinda não pensou que mil moedas de ouro seriam suficientes para ele se divertir constantemente. Então ele usou o dinheiro para começar um negócio e não muito tempo depois ele ficou muito rico. Um dia ele foi para casa e disse: “Mãe, agora eu tenho 120 mil moedas de ouro. Mas eu ainda não estou satisfeito. Então eu vou para o exterior no próximo navio e ganharei ainda mais dinheiro!”.

Ela respondeu: “Oh meu filho, porque você quer ir para o exterior? O oceano é perigoso e é muito arriscado fazer negócios em uma terra estranha. Eu tenho 80 mil moedas de ouro aqui em casa. Há o bastante para você. Por favor não vá, meu filho!”

Então ela o abraçou para o impedir de sair. Mas Mittavinda estava louco com ganância. Então ele afastou a mão de sua mãe e deu um tapa na sua cara. Ela caiu no chão. Ela estava tão ferida e chocada que gritou: “Vá embora para sempre! Você é uma maldição!”

Sem olhar para trás, Mittavinda correu até o porto e embarcou no primeiro navio que saía.


Traduzido por Eduardo Cavalieri
com a permissão dos detentores do copyright
© 2018 Edições Nalanda

* Se você tem habilidades linguísticas e gostaria de traduzir e dispor suas traduções em nossa sala de estudos para que mais pessoas possam ter acesso aos ensinamentos do Dhamma, nós o/a convidamos para entrar em contato conosco. Precisamos de tradutores do espanhol, inglês, alemão e outras línguas.