por Ann Lovelock

É usual, durante retiros de meditação, haver períodos alternados de práticas sentada e andando. Isto permite ao praticante manter a concentração e, ao mesmo tempo, alongar as pernas e afrouxar as tensões corporais criadas durante a prática sentada. Visto que as instruções não são tão detalhadas, a impressão que se tem às vezes é de que a meditação andando não é tão importante quanto a sentada, mas ela pode ser recompensadora. O objeto de meditação neste tipo de prática é a própria postura, assim como o movimento e o contato dos pés com o chão; a atenção é dirigida para os pés. Darei, então, algumas explicações sobre como desenvolver a prática, e falarei sobre a postura. Há três estágios: em pé, andando e voltando-se. Se a prática for feita em local fechado, é usual cruzar a sala de meditação e, então, dar meia volta. Se a prática for feita em lugar aberto, caberá decidir o ponto de onde você deverá voltar.

Em pé

Fique em pé, de modo relaxado, com o corpo voltado para o interior da sala, mas próximo da parede de onde vai começar a caminhada. Tome alguns minutos para ajustar a postura, mantendo-se o tempo todo consciente do seu corpo. Os pés devem estar pousados sobre o chão, paralelos um ao outro e ligeiramente afastados; os braços devem estar frouxamente estendidos ao lado do corpo. Antes de mais nada, ajuste o seu equilíbrio a fim de certificar-se de que ele está igualmente distribuído em ambos os pés; em seguida, certifique-se do balanceamento entre o calcanhar e as solas de cada pé: o ponto de equilíbrio deve situar-se no arco dos pés. A seguir, movimente os músculos das coxas a fim de que as rótulas dos joelhos girem ligeiramente para fora. O segredo para manter uma boa postura em pé reside na posição dos quadris.

Enquanto estiver mantendo o correto equilíbrio sobre os pés, ajuste cuidadosamente a pélvis a fim de que a espinha dorsal fique ereta, evitando a projeção do estômago e a inclinação dos ombros. A maior parte das pessoas conseguirá isso apenas movendo ligeiramente os quadris para baixo. Certifique-se de relaxar toda a tensão nos ombros, deixando para isso os braços estendidos ao longo do corpo, as mãos relaxadas e as palmas voltadas para dentro. Aproveite para ‘criar’ espaço entre os lóbulos das orelhas e os ombros; ajuste a sua cabeça, se isso for necessário, a fim de que ela não penda para trás nem seu queixo se projete para a frente. Se você fez todos os ajustes corretos não deverá haver nenhuma tensão em seu corpo. Mantenha-se nesta posição por algum tempo a fim de acostumar-se à postura, procurando ‘senti-la’. Você provavelmente terá que checar de tempos em tempos toda a sua postura, dos pés à cabeça, pois, por vezes, cada vez que faz um ajustamento em alguma parte do corpo algo se desajeita em outra parte.

Andando

Nesta meditação, a mente deve estar totalmente absorvida no que está se passando. Antes de qualquer movimento, portanto, conscientize-se da intenção de andar e do pé que dará o primeiro passo. Transfira todo o seu peso para o pé que permanecerá pousado no chão. A seguir, levante o calcanhar e a sola do outro pé, conscientizando-se da perda de contato com o solo. Mantenha-se consciente do movimento do pé no ar enquanto ele estiver sendo levantado, mova-o para a frente e comece a abaixá-lo de volta ao chão. A boa prática da caminhada dita que o calcanhar é a primeira parte do pé que deve ser colocada no chão, seguido da sola dos pés – no entanto, qualquer que seja a parte do pé com a qual você primeiro toque o solo, esteja consciente do momento em que se dá este contato e, então, de todo o pé pousando sobre o solo.

Com ambos os pés pousados no chão, redistribua o seu peso igualmente entre os dois pés, antes de repetir o processo com o outro pé. Continue a caminhar através da sala, fazendo da posição dos pés o objeto de concentração, seja quando estiver levantado ou quando estiver em contato com o chão. Ao alcançar o outro lado da sala, permaneça conscientemente parado em pé, durante um breve momento, antes de voltar-se para o outro lado. O olhar não deve nunca estar fixado nos pés ou vagar pela sala, uma vez que isso irá distrair sua atenção. Apenas mantenha os olhos abaixados e focados em algum ponto cerca de um metro à sua frente. Essa mesma indicação vale também para a postura em pé. Se o seu olhar vagar ou se você mantiver os olhos fechados, você correrá o risco de perder o equilíbrio e cair!

Voltando-se

Novamente, antes de começar a se voltar, tome consciência da intenção de virar e da direção para a qual você pensa em se voltar. Eu sempre faço questão de não dar minhas costas à imagem de Buddha. O giro é executado elevando-se e pousando, com uma leve angulação, primeiro um pé e depois o outro. As passadas devem ser muito pequenas e os pés devem erguer-se no máximo até cinco centímetros do chão. Quando tiver completado o giro, e seu corpo estiver voltado para a direção oposta, tome alguns minutos para permanecer parado em pé e conscientizar-se de sua postura, ajustando o que for necessário. Quando comecei a praticar a meditação andando, me pareceram fascinantes – tanto quanto às outras pessoas – esse processo tão detalhista de caminhar e todos os pequenos movimentos requeridos ao andar. Mas este não é o objetivo do exercício; e deixar a mente vagar por todo o seu corpo, enquanto caminha, não ajuda a manter a concentração necessária para que o retiro seja realmente benéfico.

Caminhada ‘Rápida’

Você perceberá que, ao concentrar-se no movimento dos pés, em um nível tão alto de detalhamento, automaticamente você caminhará muito lentamente. A caminhada ‘rápida’ é usualmente adotada se você estiver andando ao ar livre – e só é ‘rápida’ em comparação com o método descrito acima. Ela é ainda lenta comparada à caminhada normal. De qualquer modo, erga ou abaixe os pés como descrito acima; a diferença é que você deverá manter-se consciente apenas do pé que estiver em movimento, o esquerdo ou o direito.

Não há, nas escrituras, instruções específicas sobre como praticar a meditação andando, mas o Buddha refere-se a ela em várias ocasiões. Para certos tipos de pessoas – está dito nos comentários -, a meditação andando pode se tornar sua prática regular. Está dito, também, que manter a atenção correta nela é um caminho que leva à Iluminação.

© Ann Lovelock

© tradução do inglês por Newton Sodré para a Comunidade Buddhista Nalanda, 2006

Interessado em traduzir mais textos?Entre em contato conosco.


Ann Lovelock
Nascida em East Midlands, UK, Ann Riddell estudou Farmácia na De Monfort University, Leicester, trabalhando como farmacêutica hospitalar até sua aposentadoria em 2001. Casou-se com Yann Lovelock em 1961 e se tornou buddhista em 1966. Foi discípula do Ven. Dr. Rewata Dhamma, sendo a tesoureira do Birmingham Buddhist Vihara Trust desde 1982. Em 2003 tomou ordenação temporária como monja Theravada sob o nome de Irmã Supabha. Seu interesse na técnica de Alexander a fez compreender a importância da correta postura de meditação, escrevendo então as orientações para sentar e andar, as quais apareceram no Vihara’s Lotus Review #s 2 & 4.

2 COMMENTS

  1. Muito bom texto. Há muito tempo tenho dúvidas de como deve ser praticada esta forma de meditação, já que as poucas vezes que a pratiquei não tive uma orientação tão detalhada, e o texto sanou bem os pontos que eu tinha dúvida, que justamente eram sobre a postura e a forma de caminhar.

Comments are closed.