Evento organizado pelo Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba/SC

O que é Meditação Vipassana?

Vipassana é o nome pelo qual uma abordagem meditativa da tradição do Budismo Theravada passou a ser mais conhecida no Ocidente. Esse tipo de meditação têm suas origens nos ensinamentos de Buddha, e foi preservado por linhagens monásticas, principalmente na Tailândia, Birmânia (Myanmar) e Sri Lanka. Consiste em uma minuciosa observação dos processos mentais e corporais, com uma séria de instruções e entendimentos facilitadores para um aprofundamento da percepção das realidades subjacentes. A partir disso, o desenvolvimento da serenidade e da visão penetrante acontece. Vipassana é um aprofundamento do que no Ocidente tem sido conhecido por “Mindfulness”, apresentando mindfulness no contexto da psicologia profunda oriental.

Objetivo da prática

Conquista de uma visão clara e não-obscurecida de nós mesmos e da vida. Para atingir esse objetivo, existem várias técnicas, e todas elas podem ser chamadas de vipassana. O nome vipassana estritamente não se refere a alguma técnica específica, mas ao objetivo da meditação, uma visão clara da realidade ou das coisas como elas são. O praticante, em seu caminho para o desenvolvimento dessa visão clara e penetrante, entra em contato com dimensões da mente e do corpo, antes desconhecidas. Tais descobertas, abrem novas perspectivas, além de desenvolver a serenidade e o autoconhecimento experiencial. Ela consiste tanto no desenvolvimento da calma quanto da observação de si.

O retiro é conduzido todo em silêncio entre os participantes, incentivando o exercício de introspecção interior e aplicação das várias técnicas ensinadas ao longo do dia. Além das aulas, o praticante terá acesso a entrevistas individuais e discussões em grupo para esclarecer dúvidas e indagações.

A quem se destina

Apresentamos vipassana de maneira gradual desde prática de desenvolvimento da atenção e da vigilância ao corpo até os elementos mais sutis da mente, de maneira que tanto pessoas completamente iniciantes na prática quanto aquelas que já praticam alguma técnica de vipassana obtenham elementos úteis em sua prática meditativa e para sua vida diária.

Evento organizado pelo Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba/SCInscrição e informações no link abaixo